5 Características dos líderes com foco no cliente

 In Empreendedor, Gestor, Rh & Pessoas

Certamente existem muitas características de um bom líder. Em outros artigos publicados aqui, já destaquei muitas delas. Nesse artigo, vou falar de 5 características que os líderes com foco no cliente têm. Sim, esse artigo é destinado para os líderes que trabalham com atendimento ao cliente. Se você é um desses profissionais não deixe de ler até o fim.

Há algum tempo atrás, li no livro É o Cliente que Importa de Mchael A. Aun uma série de características de um líder com foco no cliente. Achei tão interessante que compartilho com vocês a seguir 5 delas.

  • Os líderes com foco no cliente têm visão de futuro e antecipam o que pode acontecer.

Líderes notáveis desenvolveram uma visão do futuro baseada em objetivos pessoais e princípios comerciais. Eles sabem para onde vão e como querem se sentir quando atingirem sua meta. Isso porque definiram seus objetivos de maneira específica. Se desejam emagrece, por exemplo, sabem especificamente quantos quilos querem perder e que estratégias adotar. Eles estabelecem prazos para si mesmos e definem claramente os obstáculos que acreditam que podem encontrar no caminho. Saber o que terá de ser superado é metade da batalha. Eles fazem o que precisa ser feito. Se fracassam, fazem os ajustes necessários e tentam de novo até atingir o objetivo.

Veja também o artigo: 5 dicas para desenvolver sua liderança

  • Os líderes com foco no cliente são decididos

O maior problema dos líderes é a relutância em tomar decisões. O líder com foco no cliente toma decisões e arcam com as consequências. Eles se arriscam e apostam com a intenção de obter o máximo de sua empresa e de seu produto. Eles não querem que as decisões importantes fiquem entregues ao destino, ao tempo, às circunstâncias ou ao hábito. Querem ter o direito de decidir, mesmo que falhem.

  • Os líderes com foco no cliente esperam muito de sua equipe

Se você espera muito, vai receber muito. E você precisa inspecionar o que espera. Você provoca o comportamento que mensura e supervisiona. Bons lideres nunca esperam que seu pessoal faça alguma coisa que eles mesmos não fariam. Se a filosofia for sólida, não haverá dúvida, quanto à decisão. Isso se reflete nas atitudes e nas ações do líder.

  • Os líderes com foco no cliente aceitam responsabilidade

Eles buscam de boa vontade o papel de líder porque nele reside a incrível carga de reponsabilidade. Não se sentem atraídos pelo poder, nem fogem dele. Sempre assumem a responsabilidade e nunca atribuem a culpa a fatores externos, como índices de juros ou as flutuações frequentes do mercado de ações.

  • Os líderes com foco no cliente aceitam as mudanças constantes e são flexíveis

Grandes liderem procuram inovar. Isso os obriga a olhar para velhos problemas com novas soluções. Eles investem pesado em treinamento e aperfeiçoamento de seus colaboradores, pois sabem que não é possível aplicar conhecimento em receber informações sem tê-los.

Como se sabe, o mercado financeiro tem flutuado muito nos últimos anos, o que gerou um impacto enorme em vários líderes muito experientes. O imprevisto os atingiu com um golpe duro e muitos perderam seus bens de uma hora para outra. Mas os grandes líderes em flexibilidade e resistência e logo começaram a reconstruir o que perderam. Eles se curvam, mas não quebram. Cedem, mas nunca completamente.

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