5 maneiras para liderar uma equipe de vendas

 In Empreendedor, Gestor, Rh & Pessoas

Segundo o dicionário informal, liderar é o ato ou efeito de comandar, dirigir, assumir controle de uma situação, estar à frente, mandar, servir, ajudar, obter resultados. Envolve mais do que atribuir tarefas. Liderar é o processo de conduzir pessoas, desenvolvê-las, influenciá-las, persuadi-las para atingir um objetivo. Liderar significa desenvolver competências e talentos nos seus colaboradores.

De fato, liderar não é para qualquer um.

Existe uma longa e interminável lista das qualidades e competências que um líder deve ter:  visão para o futuro, capacidade de execução, estrategista, capacidade de inovar, de criar equipes, de gerenciar projetos, de controlar pessoas, ter bom-senso, capacidade de organização e planejamento, capacidade para criar metas e os meios para que seus colaboradores as atinjam, para motivar outros….

Liderar envolve responsabilidade, afinal o líder é quem tem a palavra final. Ele é quem decide.

Liderar nem sempre é uma tarefa fácil. Isso acontece porque ele lida diretamente com pessoas. E as pessoas não são fáceis. São imprevisíveis. Nunca sabemos ao certo como as pessoas que vão fazer parte do projeto irão se movimentar ou como elas pensam em relação ao comprometimento e aos objetivos que devem ser alcançados.

O ser humano é complexo, difícil de ser entendido. Mesmo assim, o líder deve olhar para esse desafio como uma oportunidade para crescer e extrair o máximo do potencial de cada um de sua equipe. Sabendo direcionar e motivar seus colaboradores o resultado será surpreendente.

✍  Veja abaixo 5 maneiras para liderar uma equipe de vendas.

  1. Invista em você

Sim, você deve investir em você para ser um líder melhor. Como fazer isso? Leia mais. Infelizmente, nem todos gostam de ler. No entanto, a leitura traz conhecimento, estimula a criatividade e essas são qualidades importantes para um bom líder. Leia de tudo e retenha o que é bom.

Faça cursos. No mínimo 4 por ano, sendo que 2 deles devem ser obrigatoriamente na sua área de atuação. Os cursos abrem nossa mente. Também é possível trocar ideias e experiências com outros profissionais. Quando você participa de cursos está investindo em você. Certa vez ouvi essa frase: ‘conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente! ”

Participe de grupos (Facebook, Linkedin). Principalmente os que estão ligados ao seu segmento. Isso também traz conhecimento do mercado, da região, do seu público… http://www.institutoim.com.br/adquira-ja-o-curso-on-line-de-lideranca/

  1. Conheça melhor sua equipe

Isso pode ser feito através de conversas informais. Conheça cada membro de sua equipe. Quais são suas preocupações, seus objetivos, o que os motiva e assim por diante.

Adicione seus colaboradores em sua rede social. Assim ficará mais fácil conhecê-los.

É importante também ter um fichário de cada colaborador, descrevendo bem seus pontos fortes, seus pontos fracos, suas ameaças e oportunidades. Isso o ajudará a desenvolver o potencial de cada um.

  1. Renove suas técnicas de liderança

A liderança muda constantemente, pois a gestão de pessoas muda com frequência. Pense nos tipos de gerações que existem em sua equipe: X, Y, Z…. Lidar com diversos tipos de pessoas exige que você, como líder, renove seu modo de liderar.

  1. Melhore o ambiente de sua empresa

Isso exige esforço. Existem 3 itens que fazem com que o colaborador se sinta bem ao trabalhar. São eles: chefia, ambiente e oportunidade de crescimento. O ambiente tem um grande impacto nas vendas.

  1. Para liderar é preciso se desenvolver

É preciso desenvolver as qualidades do novo líder. São pelos menos 6 aspectos para ter sucesso na sua liderança: apresentar resultados, ter espírito de liderança, estar motivado e contagiar outros, ter espírito empreendedor, ser leal com a empresa e com seus subordinados e ter o dominar os processos da empresa. Não nascemos com essas qualidades, é preciso desenvolvê-las. Leitura e cursos podem ajuda-lo nisso.

Para liderar bem, é preciso investir em si, na sua própria inteligência, em reforçar seus pontos fortes e driblar os pontos fracos, adquirir o máximo possível de conhecimentos e desenvolver diversas habilidades.

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Para ajuda-lo nisso, nós do Instituto Isaac Martins desenvolvemos um programa de treinamento completo para gestão de pessoas.

São 60 horas de conteúdo, com dezenas de testes, jogos e muitos cases.

Um conteúdo adaptado ao perfil de seus gestores.

A Academia de Líderes possui três fases: a primeira é a do diagnóstico obtido dos participantes, a segunda é o da execução do treinamento e a terceira é a do pós-diagnóstico dos aprovados após a conclusão do curso.

Esse programa abrange: Cinco atributos necessários de um líder; Perfil dos líderes; Liderança na prática; Gerenciamento do desempenho; Como tratar os subordinados; Como extrair o máximo de seu potencial e de seus subordinados; Relacionamento interpessoal; Motivação da Equipe; Gestão do seu setor; Gerenciando sua vida

Conheça mais sobre o conteúdo completo desse programa de treinamento. Lembre-se: investir em você é o primeiro passo para liderar melhor.

Saiba mais sobre como posso ajudar você a liderar melhor. http://www.institutoim.com.br/academia-de-lideres/

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