Como contratar: Vendedor interno, Televendas e Operador de Telemarketing

 In Empreendedor, Gestor, Rh & Pessoas

Essa é uma dúvida muito comum. Sempre recebo e-mails de pessoas que estão implantando centrais de telemarketing e me perguntam como contratar talentos. Então, nesse artigo dou 10 sugestões para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing:

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing:dê oportunidade para os colaboradores internos.

A seleção interna é muito boa, pois além de transmitir para a equipe que a empresa está disposta a investir nos talentos internos conseguimos verdadeiros talentos. Lembro-me de uma distribuidora que implantei o departamento de televendas em São Gonçalo no Rio de Janeiro que quando o RH divulgou a vaga internamente dois profissionais da logística que trabalhavam a noite se candidataram para a vaga e eles tiveram muito sucesso, até hoje continuam nessa operação.

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing:peça indicação de funcionários.

Uma grande sugestão: costumo premiar os colaboradores que indicam talentos para a empresa. Funciona assim: o funcionário que indicou um colaborador e esse foi contratado e passou pelo período de experiência o colaborador que indicou ganha meio salário mínimo. Adotar tal medida fará com que os colaboradores só indiquem as feras. Essa é uma dica mega ninja.

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing: use a internet.

Busque em sua região o melhor site de divulgação de vagas. Quando você começar a receber os currículos, faça uma triagem pela distância de onde o profissional mora até a sua empresa. Faço isso antes mesmo de consultar o currículo, pois pode acontecer de você gostar muito desse profissional, querer de qualquer jeitochamá-lo para uma entrevista, aí tentando a aumentar o valor do vale transporte o que seria um erro de planejamento.

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing: busque no comércio.

Já encontrei muitos talentos em padarias, restaurantes e outros comércios. É muito comum vendedores de shopping que são verdadeiros talentos gostarem de trabalhar com televendas, pois esses profissionais trabalham aos sábados e domingos e em muito dos casos a operação só trabalha de segunda à sexta.

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing: anúncio em jornal de bairro.

Uma grande saída para você conseguir pessoas próximas de sua empresa. Já consegui grandes profissionais que escolheram a empresa próximo de casa do que um emprego distante e que ganhava mais.

Veja também o artigo Como contratar um time de alto desempenho para o telemarketing

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing:cartazes em pontos de vendas.

Faça uns 10 cartazes e coloque em padarias, comércio e supermercados. O impacto do anúncio é incrível.

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing: faça anúncio nas mídias sociais.

Pode-se até usar essa etapa antes de todas, prefiro deixá-la para o final, é o meu tiro de misericórdia. Anúncio no Facebook e Linkedin são as melhores ferramentas.

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing:faça a divulgação em centros de amparo ao trabalhador.

Em São Paulo, temos os polos do FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador) que além de orientar as pessoas as indicam para empregos.

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing:faça anúncio em escolas de telemarketing.

Em São Paulo essa prática não funciona, mas em alguns clientes pelo Brasil ainda consigo bons profissionais provenientes desse canal.

Para contratar vendedor interno, televendas ou operador de telemarketing: Agências de emprego.

Escolha com cuidado uma agência de empregos que seja referência em sua cidade, algumas prometem muitas coisas, mas não fazem nada, por isso procure indicação. O serviço de agência de emprego é uma grande saída para contratações de televendas.

Depois de achar o que procura, profissionais para atuar como vendedores interno, televendas ou operador de telemarketing, é o momento da seleção.  Em meu livro A Bíblia do Televendas, ensino o passo a passo para contratar apenas os melhores! Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

Leia também:

No seu telemarketing você utiliza Mailing list, Banco de dados ou Big Data?

7 dicas para bater a meta do telemarketing

7 Etapas para montar SCRIPT (abordagem) de Telemarketing e Televendas

Recommended Posts

Leave a Comment

0
%d blogueiros gostam disto: