Como fechar uma venda

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Para fechar uma venda com sucesso você precisa deixar o cliente confiante o bastante para aceitar sua proposta de negócio.

Dê as informações necessárias, rebata as objeções e solicite uma decisão, sem dar a impressão que está pressionado o cliente.

Para fechar uma venda você deve fazer o cliente se sentir compromissado. Nesse momento, evite usar fórmulas predeterminadas, afinal você está lidando com um indivíduo único e deve planejar o fechamento de acordo com as características dele.

Alguns clientes gostam de um processo direto, outros preferem ter opções para decidir, e há ainda quem precise de alguns minutos de reflexão.

Conduza a negociação para fechar uma venda.

Quando sentir que trocou informações suficientes com o cliente, procure conduzir a negociação para uma conclusão positiva, rumo a decisão de compra. Depois disso, reúna os principais itens de acordo, enfatizando as ligações entre os objetivos do cliente e seu produto ou serviço.

Veja também o artigo 13 TÉCNICAS DE FECHAMENTO EM VENDAS

Pergunte ao cliente se todos os objetivos foram atingidos. Isso faz com que a negociação fique clara e lhe dá a oportunidade de eliminar qualquer problema remanescente.

Feche a venda.

É importante agir com rapidez e não deixar o momento da compra passar. Chegada a hora de fechar a venda, o cliente estará com a certeza de que as vantagens que você está oferecendo correspondem exatamente as necessidades dele. Nesse momento, a decisão de compra resume-se a apenas uma formalidade.

Deixe o contrato sobre a mesa durante toda a negociação. Não é recomendável apresenta-lo de repente, pois isso passa a impressão de que você está empurrando o produto.

Como formular questões decisivas para fechar uma venda.

Cobrar uma decisão do cliente pode parecer grosseiro. Procure formular frases mais sutis para transmitir essa mensagem. Introduza o fechamento da venda como uma progressão natural do processo e faça perguntas como se a decisão de compra já tivesse sido tomada.

“ Qual a data de entrega mais conveniente para você? ”

“Devo mandar a fatura para o endereço da entrega ou para seu escritório? ”

“Você prefere uma grande encomenda com desconto ou uma pequena remessa, só para começar? ”

Fonte: Como aprimorar suas vendas – PubliFolha

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