Como montar um SCRIPT CAMPEÃO

 In Gestor, Rh & Pessoas, Telemarketing, Vendedor

Todo vendedor que usa o telemarketing precisa de um script. Geralmente, a empresa no momento do treinamento entrega ao operador ou vendedor o script que será utilizado por ele.

No entanto, muitos confundem script com roteiro.
Simplesmente decoram o que vão dizer e isso prejudica tanto a imagem da empresa como os próprios operadores, pois o atendimento ao cliente passa a ser robotizado.
Frases como: “pois não, senhor”, “só um minutinho”, “essa informação é em outro setor, vou transferi-lo”… são utilizadas pelos operadores de telemarketing e viraram piadas em programas de humor.
Alguns vícios de linguagem devem ser abolidos para a qualidade das ligações.

✎ Script de telemarketing, na verdade, é apenas uma base. O vendedor de telemarketing deve ser adaptável, flexível de acordo com a necessidade de cada cliente. Diferente do roteiro, onde o operador de telemarketing lê palavra por palavra do que está escrito, o script é adaptável.

O atendimento ao cliente deve ser personalizado, por isso, uma qualidade muito importante para o profissional de televendas (telemarketing) é saber ouvir. Conhecer a dificuldade do cliente e dar uma solução. É isso que o cliente espera.

Mas, antes vale uma grande dica: para você ter sucesso em suas ligações, alguns fatores são de extrema importância:
1. A qualidade da listagem de nome e telefones (se precisar conheço bons fornecedores!),
2. Adequação do produto ao cliente em foco.
3. O valor do produto em relação ao concorrente.

Quem deve montar o script de telemarketing?

Em minha opinião essa é uma tarefa para o supervisor de telemarketing. Infelizmente quando realizo consultorias em centrais de telemarketing, percebo que esses profissionais não sabem montar um script. A maioria deles não possuem nem  noção de como montar um. Não dominam as técnicas, o passo à passo para montar um script para a equipe. Isso indica falta de qualificação por parte dos supervisores. Falta treinamento ( de técnicas) e muitas vezes vivência em uma central de telemarketing. Você, supervisor, já operou alguma vez? Esse tipo de vivência é essencial para um bom profissional.

No entanto, acredito ser importante que o operador de telemarketing também saiba montar um bom script. Ter pelo menos uma noção das técnicas de como montar um. Isso o ajudará a não ter um atendimento robotizado, a saber improvisar, adaptar a mensagem que deseja transmitir a cada tipo de cliente.

Veja nesse vídeo o passo à passo para montar um script ativo. Clique aqui

 

 📎Dicas para montar um script de telemarketing campeão:

  • Conheça muito bem seu produto

Quanto maior for seu conhecimento sobre o produto ou serviço que será oferecido ao cliente, maior será sua segurança ao falar com o cliente. Conheça cada detalhe do que você vende. Pergunte-se: será que eu compraria esse produto ou serviço? por quê compraria? por quê não compraria?

 

  • Conheça muito bem seu público alvo

Isso permitirá adaptar melhor seus script ao seu público. Cada indivíduo tem uma necessidade. Pergunte-se: como o produto ou serviço que estou oferecendo pode beneficiar meu cliente? quais são as vantagens que ele oferece?

 

  • Conheça muito bem as novas técnicas de vendas

Embora um script de telemarketing seja adaptável, uma base a ser seguida, existe um passo a passo lógico para realizar uma venda. São eles: Apresentação, relacionamento, benefícios, perguntas, oferta, fechamento e encerramento. Seguir esses passos é essencial para se ter sucesso em uma ligação. Sabe desenvolver cada um desses passos?

 

  • Conheça muito bem as condições impostas pro sua empresa

Conhecer muito bem qual a forma de pagamento, em até quantas vezes seu cliente pode realizar um parcelamento, se é possível realizar frete gratuito, até quanto você pode dar de desconto para seu cliente bem como outras informações são indispensáveis para se montar um script. Na verdade essas informações podem ser boas cartas na manga para se realizar uma negociação.

 

O profissional precisa de treinamento. Infelizmente, a maioria das empresas peca nesse quesito. Fornecem treinamento apenas no primeiro dia de trabalho. Entregam uma folha para o operador (roteiro) e pronto! O operador queima mailing, queima o produto e a imagem da empresa. Depois o que ouvimos é: não tive sucesso com telemarketing na minha empresa.

É possível vender de tudo pelo telefone. Tudo mesmo! Mas, não basta ter uma linha telefônica, uma listagem e alguém para realizar as ligações.

É preciso qualificar o profissional. Todos eles. Quem empreende, quem gerencia e quem opera.

Em meus treinamentos abordo sobre técnicas de vendas, como prospectar os clientes, trabalhar com inativos, como vender para quem não compra por telefone, técnicas de atendimento, motivação em vendas e muito mais.

Deseja outros modelos de script? Em meu curso on-line de telemarketing e televendas disponibilizo outros modelos mais completos. Nele encontrá: modelo de script para vender assinatura de jornal, modelo de script para vender brindes, modelo de script para reativação de clientes inativos, modelo de script para material de construção entre ouros.

 

Veja um modelo de script de telemarketing nesse artigo.

 

Assista essa série de vídeos aulas gratuitamente

 

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Showing 12 comments
  • CAROLINA AP FRANCA DENADAI
    Responder

    Objetividade e foco .
    Perfeita a sua apresentação.

  • Milene Martins Cecilio
    Responder

    Perfeito

    • Prof. Isaac Martins
      Responder

      Obrigado !

  • Jaime Siqueira
    Responder

    Coerente.

    • Prof. Isaac Martins
      Responder

      Obrigado pelo comentário

  • Iasmim
    Responder

    Bom eu gostei achei muito legal para falar com mais praticidade com os cliente e bora la amanha tentar fazer o que aprendi obrigada

    • Prof. Isaac Martins
      Responder

      Que ótimo que você gostou!

      Continue acessando o nosso site que teremos novidades !

      Sucesso,

  • marcelo
    Responder

    legal, mas não recebi o e-mail

    • Prof. Isaac Martins
      Responder

      Bom dia Marcelo,

      Você se refere a qual e-mail?

      Fico à disposição

  • Thayse
    Responder

    NotA 10

    • Prof. Isaac Martins
      Responder

      Obrigado pelo comentário!

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