Como montar um script de telemarketing ativo

 In Gestor, Rh & Pessoas, Telemarketing

Muitos me perguntam após descreverem com que trabalham: Professor, é possível vender os meus produtos (ou serviços) por telefone? Quase que diariamente, recebo e-mails de pessoas querendo dicas de como montar um script de telemarketing ativo porque a empresa pediu que ele implantasse um televendas.

Nessas duas situações, explico que é possível obter sucesso e montar um telemarketing ativo para vender tudo. Mas, que para isso não há mágica e sim um método.

Já vendi de tudo pelo telefone. Junto com minha esposa contei todas as empresas e segmentos que já trabalhei e já foram mais de 10 mil empresas em mais de 200 segmentos diferentes. Só em consultoria de televendas já ultrapassei a marca de 200 consultorias.

Durante todos esses anos fui aperfeiçoando as técnicas de abordagem, relacionamento, oferta e fechamento.

Foram centenas de scripts de telemarketing ativo criados. O resultado desse trabalho foi a criação de um método chamado telelucro.

Após testar, ler, praticar e aprender com os clientes, observei que há uma sequência que quando aplicada ajudará você e sua equipe a vender qualquer coisa por telefone.

Conheça agora minha arma secreta, o método telelucro.

Mas atenção! Antes de aprender o método, você precisa entender sobre o ciclo de vendas, fluxograma da sua operação e o funil do telemarketing,

Para montar um script de telemarketing ativo use o Método Telelucro

Ter um script de telemarketing ativo é uma arma vital para o resultado, mas muitos acreditam que script e roteiro são a mesma coisa. Não saber a diferença é sem dúvida um dos maiores erros de nossa área. Você já ouviu ou recebeu uma ligação onde notava-se que o operador de telemarketing lia a mensagem? Se perguntar ao gestor desse profissional se possui um script ele dirá que sim. Mas, será que esse discurso é um script? Com certeza, não.

Veja também o artigo Modelo de script de telemarketing e televendas

O script é uma estrutura de ideias que podem ser improvisadas de acordo com a situação. Costumo comparar ao teatro. Porém, nos roteiros não há improvisos, é preciso seguir à risca o que está escrito. Nesse caso comparo à novela.

Lembre-se de que nem sempre é produtivo um o operador de telemarketing utilizar o roteiro. O uso do roteiro faz com que nossos companheiros de profissão sejam verdadeiros robôs e o resultado é pífio. Um profissional de vendas internas ou televendas tem que utilizar um script onde a maior característica é a naturalidade da fala.

Após décadas de práticas, criei o método telelucro que consiste em 7 passos:

  1. Apresentação,
  2. Relacionamento,
  3. Benefício,
  4. Perguntas Inteligentes,
  5. Oferta,
  6. Fechamento e
  7. Encerramento

Os três primeiros passos (apresentação, relacionamento e benefícios) chamamos de abordagem, que são os primeiros momentos junto ao cliente. É um momento mágico que define se o cliente deseja continuar na linha ou não.

Os dois passos seguintes (perguntas inteligentes e oferta) é a fase da oferta, onde se conseguem descobrir as necessidades do cliente e oferecer algo que de fato ele precisa e quer comprar.

Os dois passos finais (fechamento e encerramento) é a etapa do fechamento, o momento da verdade, onde todo o nosso trabalho é coroado.

Em meu curso on-line de televendas ensino passo a passo como montar o método telelucro. Clique aqui e saiba mais sobre esse curso.

Leia também:

5 dicas para montar seu script de vendas

O uso de palavras impactantes em um script de vendas

7 Etapas para montar SCRIPT (abordagem) de Telemarketing e Televendas

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