Convenção de Vendas – uma maneira eficaz de valorizar os colaboradores

 In Empreendedor, Gestor, Motivação, Rh & Pessoas

É comum as empresas reunirem toda a força de vendas para uma convenção de vendas.

Não importa a quantidade de participantes, uma convenção de vendas desse tipo é útil para motivar, orientar, interagir, trocar ideias, transmitir novidades, alinhar estratégias e também descontrair.

A questão é: como fazer uma convenção de vendas melhor que a do ano passado?

Veja algumas sugestões que acredito serem vitais para o sucesso de sua convenção de vendas.

1) Local ideal para a sua convenção de vendas

Há muitas vantagens em fazer uma convenção fora do ambiente de trabalho. As principais são: não haver interrupções, transmitir a ideia de um evento sério, estimular o trabalho em equipe, funcionar como a concentração dos jogadores de futebol, fundamental para conquistar vitórias, e também possibilitar que você desfrute a estrutura que o hotel possui.

No entanto, pense nos seguintes pontos antes de escolher qualquer lugar:

  • Pense em uma Localização adequada para sua convenção de vendas 

    Ás vezes, os participantes levam duas horas de voo para chegar à cidade onde será realizada a convenção de vendas e têm que pegar um transporte que levará mais três horas para chegar ao local. É claro que é difícil agradar a todos, porém pense nisso com cuidado.
  • Avalie o Público participante da convenção de vendas:

    lembre-se de que participarão toda a força de vendas (vendedores, assistentes, representantes, gerentes, apoio etc.) e a diretoria (em muitos dos casos os donos também!). Então, se o local não condisser com o público participante, será algo muito negativo.
Por exemplo: imagine uma multinacional que cresceu 15% no ano e o hotel escolhido possui três estrelas, será um sinal negativo. O contrário também acontece, se for uma loja de comércio popular e a convenção de vendas for realizada em um hotel cinco estrelas; os participantes poderão sentir-se acanhados e imaginar que a empresa está ganhando demais. Então, cautela na escolha.
  • Estrutura adequada para que a sua convenção de vendas seja um sucesso!

Essa é a maior falha que vejo; a empresa escolhe um local fantástico, porém, durante três dias os participantes ficam dentro de uma sala e nem do sol podem usufruir. Muito frustrante!

Por isso, desenvolvi um treinamento em forma de jogo que estimula o trabalho em equipe, liderança, estratégia, negociação, raciocínio lógico, entre outros. Tudo isso utilizando quastoda a estrutura do local. Se você não tiver nenhuma atividade como essa e não for reservar tempo para os participantes utilizarem a estrutura do local, é melhor repensar se vale a pena alugar um local desse porte.

Entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@institutoim.com.br 

2) Agenda da convenção de vendas:

Inicie as atividades cedo. Comece com o café às 7 horas, para o treinamento ter início às 8. Se as palestras forem técnicas, faça intervalos a cada 20 minutos ou dinâmicas e simulações a cada 30 minutos.

Por exemplo: vamos supor que você esteja realizando uma convenção de vendas para os vendedores do setor têxtil. Quando apresentar a nova coleção, comento os diferenciais, dicas de vendas, entre outros. Nesse momento, crie um dinâmica. Reúna a equipe e dê o desafio de elaborar cinco maneiras de vender essa coleção.

Se você conseguir mesclar conteúdo + dinâmica, o evento será muito produtivo. Na convenção de vendas que realizo, utilizo ferramentas como essas, e o pessoal tem gostado muito.

A parte da manhã deverá se encerrar às 12h30.

Para o almoço, reserve 1 hora e meia e inicie às 14 horas com mais conteúdo; porém, agora com mais atividades lúdicas para despertar o pessoal.

Vá até as 17h e 30min, com intervalo às 15h e 30min, lembrando que o ideal seria finalizar o evento às 16h e 30 min e 30min para o pessoal desfrutar do local. Mas se não for possível, tenha uma palestra show para deixar o pessoal de vendas ligado.

No dia seguinte, caso haja, finalize o quanto antes; e feche o evento com uma dinâmica ou brincadeira que levante a galera. Eles têm que sair do evento com muita motivação.

 

3) Atividades Extras:

Para descontrair o pessoal após o término das atividades, veja algumas dicas bem interessantes:

  1. a) Jantar dançante;
  2. b) DJ;
  3. c) Artista cover;
  4. d) Mágico;
  5. e) Dança do ventre;
  6. f) Escola de samba, entre outras.

Cuidado com as atividades extras. Elas são muito importantes para a convenção de vendas, mas podem se transformar em um desastre caso não haja controle. Já presenciei os mais diversos problemas, tais como excesso de bebidas, vexame dos diretores, artista cômico que fez piada de péssimo gosto com os diretores, show musical com músicas inapropriadas para a equipe e o arrependimento por ter gasto muito e não atender às expectativas.

 

4) Detalhes importantes para a sua convenção de vendas ser marcante.

Além de toda a preocupação com os itens anteriores, não se esqueça dos detalhes. Veja alguns:

  • Brindes;
  • Carta de boas-vindas;
  • Placas comemorativas para os melhores vendedores e melhor desempenho;
  • Camisetas para o evento;
  • Fotos e vídeo (é muito bom encerrar o evento com um slide show da convenção);
  • Músicas para o início das atividades, intervalos e encerramento;
  • Presente para os cônjuges (pense nas esposas);
  • Balas, chocolates e barra de cereais na sala de aula para acordar o pessoal;
  • Banners e decoração do local.

 

Não se esqueça: se você deseja ter sucesso em sua convenção, contrate o professor Isaac Martins! Saiba mais em http://www.institutoim.com.br/convencoes/

 

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