Líder – Faça o que tem que ser feito

 In Gestor, Motivação, Rh & Pessoas

Todo profissional, independente do cargo que ocupa, já ouviu essa frase: Faça o que tem que ser feito. Mas, você que é líder, ouve essa frase mais com mais frequência porque é exigido bater metas e alcançar maiores resultados.

E é comum o líder dizer aos seus colaboradores diretos: Não faça apenas o que lhe mandam, faça o que tem que ser feito.

Li há alguns anos um livro com esse tema Faça o que tem que ser feito e não apenas o que lhe pedem de Bob Nelson. Achei tão bom que além de recomendar a leitura desse livro não apenas para os líderes das empresas, mas para qualquer profissional de qualquer área. Sim, toda empresa procura contatar essencialmente o mesmo tipo de pessoa: alguém que tenha iniciativa, que aja de forma independente e responsável, qualquer que seja sua função.

Veja também o artigo Estilos de liderança – Qual é o seu?

Veja abaixo uma tabela extraída do livro que pode ajudar você que é líder ou mesmo seus colaboradores a pararem de arrumar desculpas e agirem visando uma solução.

O que me pedem para fazer                                                                    O que tem de ser feito
Inclua um bilhete com os materiais a serem enviados                  Escreva e digite o bilhete para eu revisar
Faça o acompanhamento de um cliente em potencial               Venda para o cliente e me informe o resultado
Envie um pacote para um cliente                                                    Verifique se o pacote chegou
Apague a luz quando sair                                                                  Não desperdice dinheiro com eletricidade
Pergunte aos outros o que eles pensam                                      Classifique o que eles dizem, faça recomendações
Envie um contrato                                                     Faça um acompanhamento dos itens levantados e feche o negócio
Lide com um cliente irritado                                                             Resolva o problema, deixe o cliente feliz
Verifique o problema                                                             Resolva o problema, examine o sistema para não ter repetição
Verifique um preço                                                                  Faça comparações, dê uma recomendação
Escolha um fornecedor                                                          Crie critérios e processos de seleção

As vendas estão baixas                                             Busque formas de aumentar o faturamento e ajude a vender mais

Com as mudanças no mercado de trabalho, é fundamental que o colaborador, seja um líder ou não, busque formas de desenvolver seu potencial e mantenha-se disposto a dar o melhor de si. São as pessoas que garantem o sucesso da empresa.

No livro Faça o que tem de ser feito, o autor sugere diversas maneiras de tornar seu trabalho mais gratificante e ao mesmo tempo, atender com eficiência às demandas de seus superiores. Recomendo a leitura.

Fonte: Faça o que tem de ser feito e não apenas o que lhe pedem. Bob Nelson. Editora Sextante.

Leia também:

7 mudanças para ser um bom líder

5 Características dos líderes com foco no cliente

5 dicas para desenvolver sua liderança

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