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Técnicas para vender mais é o que todo profissional está em busca. Visto que a maioria dos clientes solicitam tudo por e-mail, que tal aprender técnicas para vender mais por e-mail?

O e-mail é uma ferramenta poderosa utilizada por grande parte das empresas. Ray Tomlinson, seu criador, não imaginou o poder desta ferramenta, tanto que nem patenteou a ideia. O e-mail tornou-se a maior arma de fidelização e conquista de clientes.

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Os compradores estão cada vez mais preparados ao lidar com novos pretendentes a fornecedores. Aliás, em uma pesquisa informal que fiz pude constatar que cada comprador recebe 10 ligações diárias de vendedores. Então o que eles fazem para lidar com esses vendedores? Pedem que enviem o e-mail com mais informações.

Enquanto para os compradores o e-mail é uma maneira de despistar o vendedor, para o vendedor o e-mail é uma ferramenta poderosa, se utilizada de maneira correta. Sim, é possível utilizar o e-mail para vender mais.

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✉ Por isso, abaixo seguem 10 dicas para vender mais por e-mail:

  1. Só envie o necessário. Enviar muitos e-mails para seus clientes irá banalizá-lo e em poucos dias eles não serão lidos. Tenha atenção especial no excesso de “perfumaria” (que são gifs, desenhos, arquivos em power-point, piadinhas etc.). Só envie e-mail quando tiver algo bom para o cliente!

  2. Para vender mais por e-mail, seja direto, objetivo e prático. As melhores mensagens são objetivas e diretas. Ninguém lê e-mails muito longos. Por exemplo: Pinte sua casa com a melhor tinta acrílica do mercado. Somente com a X tintas você encontrará… (ninguém lê). Melhor seria: Tinta acrílica por apenas R$, conheça as vantagens, clique aqui.

  3. Cuidado com imagens. Figuras, fotos, gifs entre outros, só devem ser usados caso você esteja vendendo um produto ou algo em que seja necessário o uso da imagem. Mesmo assim, utilize o menor tamanho possível. Tudo com moderação.

  4. Para vender mais por e-mail, atente-se ao português. Uso de gírias, intimidade e erros gramaticais podem causar desconforto. Um detalhe importante: evite mensagens do tipo “a partir de…”, que levam o cliente a clicar e não encontrar o valor indicado. Isso irrita o cliente e ele nunca mais clica em sua mensagem.

  5. O e-mail não deve ser utilizado para tudo. É preciso ter bom senso ao encaminhar e-mails. Por exemplo: não demita uma pessoa por e-mail, não avise seu superior sobre uma falta por e-mail e não discuta por e-mail. Em caso de reclamação de um cliente, prefira o contato telefônico.

  6. Atente-se ao campo Assunto. Evite termos como orçamento, confirmação de visita, sua solicitação e também o termo RES de resposta como se você estivesse respondendo um e-mail de seu cliente. Cuidado com esses termos principalmente no primeiro contato. Eles dão a impressão de ser SPAM e acabam indo parar na lixeira do seu destinatário.

  7. Ainda no campo Assunto escreva algo que chame a atenção do seu cliente e faça com que ele abra seu e-mail. Utilize uma frase que seja relevante para o cliente e ajude a definir bem o produto ou serviço que se quer vender.

  8. Use adequadamente o CC (cópia para) e CO (cópia oculta) Há uma regra para o uso destas ferramentas, elas são abordadas no livro Enviar, de David Shipley e Will Schwalbe, vale a pena ler e conhecer essas regras.

  9. Tenha uma base de e-mail atualizada. Quanto mais atualizada estiver sua base e quanto mais direcionada a seu publico alvo for, maior sua chance de sucesso.

  10. Sempre que possível, use o nome do cliente no e-mail. Lembre-se: vender é relacionamento. Além disso, o e-mail torna-se mais pessoal e induz o cliente a ler com mais atenção sua mensagem.

 

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Não esqueça de mensurar seus resultados. Você só conseguirá saber se sua estratégia está certa ou se precisa modificá-la se, periodicamente, parar para avaliar os resultados de seus e-mails. Não hesite em modificá-los. O melhor e-mail é aquele que lhe dá resultados!

Colocando essas dicas em prática, o e-mail se tornará uma ferramenta para agilizar a comunicação de maneira eficiente e certamente será bem recebido pelos seus clientes. Mas que isto, pode ser uma ferramenta que fará você vender mais e estreitar o relacionamento com os clientes.

O uso do e-mail abrirá novas portas, através dele você conseguirá atingir pessoas que não são facilmente  contatadas por telefone. Utilize essa ferramenta para melhorar sua prospecção de clientes, para divulgar seu produto ou serviço, para divulgar sua empresa e claro, vender mais!

Se você ainda não usa e-mails para vender está perdendo tempo e dinheiro. Hoje conseguimos praticamente  tudo através da tecnologia e isso inclui atingir novos clientes.

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