Pessoas no telemarketing – Qual a quantidade de pessoas necessárias?

 In Empreendedor, Gestor, Rh & Pessoas

Oitenta por cento do sucesso de uma central de telemarketing depende das pessoas. Ter uma estrutura de pessoas adequadas e saber seleciona-las é uma parte importante do processo. Mas como saber a quantidade de pessoas necessárias para o seu telemarketing?

 

💾Para descobrir a quantidade ideal de pessoas na sua operação é necessário levar em conta qual o seu objetivo em faturamento.

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Vamos supor que seu objetivo de faturamento seja R$ 300mil. Agora é necessário definir quanto um vendedor fatura no seu segmento. Se o máximo que a equipe atual vende é R$ 60 mil, então para alcançar esse faturamento você precisará de 5 vendedores internos.

Mas, caso você esteja iniciando a operação é interessante consultar um consultor, um especialista no negócio.

 

💾Por exemplo, visto que já atuei em mais de 200 segmentos diferentes posso sugerir qual é o número ideal de pessoas para obter o seu faturamento, atingindo assim seu objetivo.

Minha sugestão é que você pense em três cenários: o melhor do mundo (otimista), pé no chão (razoável), pessimista (pior dos mundos). Com isso, você poderá pensar na quantidade de pessoas para sua empresa. No caso do telemarketing receptivo deve-se avaliar a demanda de ligações, em meu site vou separar algumas dicas para você saber quantas pessoas necessita baseado na demanda de ligações. Algo que alguns esquecem é que a partir de 10 vendedores é necessário ter um vendedor extra para cobrir as férias dos outros colaboradores.

💾Dica: Nunca inicie a operação com apenas uma pessoa. Com uma pessoa não há como medir o resultado, pois não saberemos se é a pessoa que está fazendo a diferença, o produto, o mailing ou script.

 

Carga horária de trabalho:

 

Para definir a carga horária de sua equipe é importante saber se sua empresa possui uma central de telemarketing ou profissionais que vendem por telefone. Você sabe a diferença entre telemarketing, televendas e vendas internas? Clique aqui para ler um artigo esclarecedor sobre isso. Caso possua mais de 50% de seus colaboradores atuando com telemarketing, independentemente de serviço ou produto, você deve enquadra-los no mesmo artigo 227 da CLT. No entanto, caso você tenha um departamento de vendas por telefone, as regras são do seu sindicato. Quanto ao cargo que deverá ser usado na carteira de trabalho, consulte seu contador.

 

Abaixo segue o artigo 227 da CLT na íntegra.

Art. 227 – Nas empresas que explorem o serviço de telefonia, telegrafia submarina ou subfluvial, de radiotelegrafia ou de radiotelefonia, fica estabelecida para os respectivos operadores a duração máxima de 6 (seis) horas contínuas de trabalho por dia ou 36 (trinta e seis) horas semanais. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 6.353, de 20-03-44, DOU 22-03-44

 

Conforme a CLT, um operador de telemarketing trabalha 36 horas semanais, ou seja, 6 horas por dia 6 dias por semana. Lembre-se que há na NR17 informações sobre as pausas e intervalos, conforme já citado nesse livro. No caso de telemarketing (ou televendas) o horário de trabalho, em geral são das 9 horas às 21:00 horas. Sendo que a equipe da manhã trabalha da 9h às 15horas e a turma da tarde das 15h às 21 horas. É claro que após as 18 horas, só funciona se sua operação atua com pessoa física.

💾Dica ninja: Já trabalhei muito na turma da tarde e com a minha experiência pude observar que após as 19 horas conseguimos falar com muitos clientes (pessoa física), mas cuidado após as 20 horas, é interessante não ligar em horário de programas televisivos de alta audiência, por exemplo, novelas.

Já no caso do foco ser empresa (pessoa jurídica) os melhores horários são das 9h até 11h30 min e à tarde das 14hàs 17 horas.

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A atividade central de um operador de telemarketing é ligar, sem parar, por isso sua carga horária é mais do que justa.

Já no caso dos vendedores internos sua maior atividade é o relacionamento com os clientes. É comum, quase que diário, esses profissionais ficarem uma grande parte do tempo realizando orçamentos, e ainda precisam verificar o andamento do pedido, enviar e-mails e ligar para os clientes. É por isso que a carga horária dos vendedores internos são 44 horas semanais, ou seja, 8 horas por dia, 5 dias na semana. Lembrando que 8 horas multiplicado por 5 dias, são 45 horas semanais, nesse caso, você poderá fazer o almoço com uma hora a quinze minutos ou na sexta-feira sair 1 horas mais cedo.

 

Em meu livro A Bíblia do Televendas você encontra todas as informações necessárias para ter sucesso em seu telemarketing. Inclusive dedico um módulo inteiro sobre gestão de pessoas: como contratas pessoas, treiná-las e motivá-las.

 

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