RH – Que perguntas fazer na seleção?

 In Empreendedor, Gestor, Rh & Pessoas

Para o RH as perguntas na seleção ajudam o recrutador a conhecer as habilidades do entrevistado, como criatividade, raciocínio rápido, fluência, dinamismo entre outros.

A novidade são as perguntas realizadas na seleção. Existe uma tendência entre as grandes empresas de realizarem perguntas bem incomuns.

Quando li essa matéria na revista Você RH, fiquei pensando nas perguntas bem comuns: quais são seus pontos fortes, seus pontos fracos….? Pelo que parece, essas perguntas são coisas do passado.

Se você trabalha com RH veja a matéria completa abaixo e repense nas perguntas realizadas na sua próxima seleção!

A pedido de VOCÊ RH, o Love Mondays, site brasileiro no qual os profissionais avaliam seus atuais e ex-empregadores, identificou as perguntas mais inusitadas realizadas em processos seletivos no país.

Entre os destaques estão as que pedem um número impossível de ser calculado com precisão no momento da entrevista, como “Quantos lanches o McDonald’s vende por dia no Brasil?”

Em casos como esse, o RH pode avaliar de que forma o respondente estrutura a resolução do desafio. “É possível observar se o entrevistado é capaz de dividir um grande problema em partes menores e usar o bom senso para chegar a saídas coerentes”, diz Luciana Caletti, cofundadora e CEO do Love Mondays, que já adotou em alguns processos a questão “Quantos posts são publicados por dia no Facebook?”

Segundo Luciana, um caminho adequado para decifrar o enigma seria partir do número da população mundial e estimar a porcentagem de pes­soas com acesso à internet e a parcela desse grupo que participa da rede social.

“Depois, dá para se basear em quantos posts o próprio profissional, os amigos e os parentes costumam fazer por dia e calcular uma média individual, que deverá ser multiplicada pelo número estimado de usuários do Facebook”, afirma.

É de esperar que candidatos escolados nos métodos de seleção, daqueles que chegam prontos para discorrer sobre seus maiores defeitos, logo incorporem ao repertório essas estruturas coesas de raciocínio. “Tem gente que se prepara durante meses para esse tipo de entrevista”, afirma Luciana.

Mas nem sempre uma questão que beira o bizarro pretende fazer aflorar a capacidade lógica de quem está do outro lado da mesa.

“Já aconteceu de perguntarmos ‘quanto pesa uma girafa?’ e o candidato responder simplesmente que não fazia ideia, demonstrando, inconscientemente, que prefere permanecer na zona de conforto”, afirma Viviane Cândido, especialista em RH do Vagas, site de oportunidades de emprego.

Veja também o artigo 30 Frases Motivacionais para começar bem a semana

Raciocínio, disposição para assumir riscos, capacidade de inovar. Uma questão singular deve carregar nas entrelinhas um propósito claro que investigue no outro as competências que a companhia busca.

“Para determinadas posições, como finanças e engenharia, o pensamento lógico complexo é mais requisitado. Para outras, esses desafios podem não fazer sentido”, afirma Guilherme Malfi, gerente especialista em gestão de pes­soas da Talenses, consultoria de recrutamento de executivos.

Nesses casos, seria mais adequado apostar nas case interviews, que propõem uma situação estranha, mas vinculada à realidade da empresa. Por exemplo, perguntar “nossa empresa teria lucro investindo em uma operação no Chile?” caso a vaga seja para um cargo de gestão de mercado.

A gigante industrial GE prefere usar essa forma mais aderente ao dia a dia. “As perguntas diferentes são aplicadas na resolução de casos ou em grupos de avaliação, quando o candidato deve mostrar de que forma chegou à solução de um problema e compartilhar seu mapa mental lógico. Assim, conseguimos observar como ele elegeu prioridades, como elencou as soluções e quais opções descartou”, afirma Nicolle Wallentin, diretora de aquisição de talentos da GE para a América Latina. “A profundidade que esperamos na resposta depende do nível de experiência do entrevistado. ”

Para funcionar, a inclusão de desafios de lógica e criatividade no recrutamento deve seguir alguns preceitos:

  1. Planeje esses desafios para etapas mais avançadas do processo, quando as habilidades técnicas e as competências básicas do candidato já foram identificadas.
  2. Deixe o entrevistado à vontade. Estar na condição de avaliado já o coloca sob pressão.
  3. Tenha clareza sobre o que a empresa pretende avaliar durante a resposta e veja se as qualidades testadas realmente serão aplicadas posteriormente no desempenho da função.

Leia também:

Como contratar: Vendedor interno, Televendas e Operador de Telemarketing

♜Como contratar um time de alto desempenho para o telemarketing

Cursos on-line para treinar os colaboradores funciona?

POSTS RELACIONADOS

POSTAR UM COMENTÁRIO

0
%d blogueiros gostam disto: