Receio da sua empresa não ter clientes é um dos principais medos dos empreendedores iniciantes.
 A decisão de abrir o próprio negócio não é fácil e a sensação de frio na  barriga, por conta das incertezas, nem sempre passa. Não fazer comparações,  planejar bem cada passo e fazer uma autoavaliação são algumas maneiras de driblar o medo na hora de empreender.
Para  Renê José Rodrigues Fernandes, diretor de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn) da Escola de  Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP),  um dos principais receios dos empreendedores é de largar a segurança de um emprego para  tocar o próprio negócio.
Pamella  Gonçalves, gestora de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor, conta que tanto  aqueles que desejam empreender quanto aqueles que já estão no universo do  empreendedorismo têm um receio em comum: a possibilidade da falência do negócio.  Veja outros medos que os empreendedores sentem. 
1. Incerteza  em relação à renda
Ter  o próprio negócio não significa ter um salário muito alto e regular. O retorno  financeiro de uma pequena empresa ou startup pode levar um tempo e, às vezes,  pode até mesmo não acontecer da forma que foi planejado.
Uma  pesquisa da Endeavor feita em parceria com o Ibope Inteligência, sobre os perfis e percepções dos empreendedores brasileiros, mostra que 30% dos entrevistados  apontam que o principal risco para quem deseja empreender é a incerteza em  relação à renda. Divulgado em maio deste ano, o estudo teve como base  entrevistas de mais de três mil pessoas, entre empresários, potenciais  empreendedores e empregados.
2. Medo de  fracassar
Para  muitas pessoas, o fracasso é associado a uma experiência ruim e que não deve ser  lembrada nunca. “Mesmo fracassando você pode aprender muita coisa”, resume  Fernandes. O negócio pode até não dar certo, mas especialistas afirmam que o  mais importante para superar um fracasso e empreender novamente é refletir e anotar os erros cometidos. 
3. Receio de  não ter clientes
Como  saber se a sua empresa terá demanda? Essa é uma das priniciais preocupações para  empresários que estão investindo em um novo negócio.
Para  Fernandes, fazer uma boa pesquisa de mercado pode aliviar esse temor. “Ele tem o  risco de não conseguir clientes, mas não deve ser encarado como um medo porque  ele deve ser amenizado por um bom planejamento”, recomenda.
4. Medo de  crescer
Ampliar  a empresa significa delegar mais, utilizar mais recursos financeiros e enfrentar  mais burocracias. Para Pamella, a falta de recursos financeiros é um dos  principais receios de quem deseja crescer.
Nesse  momento, Fernandes afirma que o mais importante para o empreendedor é focar na  sua equipe. “Ele precisa saber colocar as pessoas certas nos cargos corretos e  confiar na formação de equipe”, ensina.
Fonte: Revista Exame
 
                               
														








