WeCreativez WhatsApp Support
Fale comigo gestor!
Está com dúvidas? Estou aqui para ajudá-lo

Como cuidar bem de sua equipe? Contratar, habilitar e formar pessoas é apenas metade do trabalho de um gestor.

É preciso ainda se esforçar para mantê-las. Afinal, colaboradores desmotivados não conseguem fazer tudo pelo cliente. Ao contrário do que se pensa, não é só o dinheiro que deixa as pessoas motivadas com o trabalho.

É uma combinação de fatores: o ambiente acolhedor, os benefícios oferecidos pela empresa e o prestígio da loja na comunidade. Esses fatores têm praticamente o mesmo grau de importância que as considerações salariais.

Identificamos quatro dicas para cuidar bem de sua equipe e mantê-los felizes.

  1. Como cuidar bem de sua equipe e mantê-los felizes: Pague-os bem.

Acreditamos que pagar bem às pessoas no final reverte em vantagens para a empresa. Em empresa americana teve a excelente ideia de adicionar percentuais extras às comissões quando um do colaborador vende mais de US$ 1 milhão. O detalhe importante é que esse programa foi instituído antes que qualquer colaborador tivesse atingido a meta. Deu certo. Muitos chegaram lá.

 Veja também o artigo Liderança: 7 formas para liderar sua equipe em época de crise

  1. Como cuidar bem de sua equipe e mantê-los felizes: Respeite suas vidas pessoais.

Um dos cuidados mais importantes que se deve ter é com relação à jornada de trabalho. Veja o exemplo que um gestor de uma loja de shopping deu:  Muitas lojas, especialmente nos shoppings, ficam abertas até tarde da noite todos os dias e também aos domingos, mas nós optamos por não abrir aos domingos (exceto durante a época do Natal) e estender o horário noturno apenas nas quintas-feiras. Concluímos que forçar nossa equipe a uma carga horária tão pesada destruiria o relacionamento acolhedor que temos com eles, além de deixá-los desmotivados no que se refere a estabelecer uma relação igualmente acolhedora com os clientes.

Sem dúvida, podíamos faturar mais se abríssemos todos os dias, mas a longo prazo o resultado seria ruim, pois é o oposto da nossa cultura. Baseamos nosso negócio em relacionamentos com nossos colaboradores e clientes, que conhecem a nossa rotina e sabem que podem contar conosco em uma emergência.

Mas, para atrair e reter ótimos profissionais, você precisa permitir que eles conciliem o trabalho com outros aspectos de suas vidas.

  1. Como cuidar bem de sua equipe e mantê-los felizes: Conheça-os bem.

Assim como pedimos que os colaboradores analisem seus clientes e os conheçam tanto quanto conhecem os produtos, esperamos que os gerentes façam o mesmo e saibam exatamente o que agrada e o que desagrada cada membro de sua equipe. Alguns colaboradores gostam que liguem para eles em seus aniversários, ou apreciam receber cartões ou uma nota gentil cada vez que completam mais um ano de trabalho conosco. Outros não ligam para isso, mas o segredo é saber o que os funcionários prezam e responder à altura.

Veja também Adquira o curso on-line de Motivação de Equipe

  1. Como cuidar bem de sua equipe e mantê-los felizes: Surpreenda-os.

Outra maneira eficaz de cuidar dos colaboradores é surpreendê-los. Pode ser com um presente por uma ocasião especial ou mesmo com uma mensagem de texto perguntando se pode ajudar ou desejando melhoras quando um colaborador falta no trabalho por motivos de saúde. Já recebeu uma ligação ou mensagem desse tipo? Não ficaria surpreso positivamente?

 

Se você demonstrar que se importa com seus colaboradores, consequentemente esses se importarão com seus clientes. Todos saem ganhando!

Leia também:

3 motivos para treinar sua equipe de atendimento ao cliente

💲3 Dicas para definir a meta da sua equipe💲

Liderança: 7 formas para liderar sua equipe em época de crise

Comentários

Inicie agora a sua melhor versão!

Promoção especial do Inverno

Fala comigo gestor!  Você decide: ATINGIR SUAS METAS ou Ficar sofrendo  Bora esquentar esse frio!  Não sei da sua região, mas aqui em São Paulo  estamos com

Saiba mais...

Central de atendimento:

Siga o Instituto Isaac Martins nas Redes Sociais:

©2020 Instituto Isaac Martins Ltda.
CNPJ: 08.241.063/0001-41
Desde 1996.