Especialistas em vendas afirmam que um bom vendedor tem que saber escutar e fazer as perguntas corretas para os consumidores.
O  treinamento e a capacitação da equipe de vendas são atitudes essenciais para  donos de pequenas  empresas que desejam crescer. 
No  varejo, por exemplo, é comum que determinados tipos de abordagem incomodem  os consumidores.  “Quando você entra em uma loja, você não quer que alguém te siga. Por outro  lado, você também não quer entrar em uma loja e não ser atendido”, conta Mário  Rodrigues, especialista em vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).
“O  bom vendedor foca no longo prazo para ter um cliente, em vez de ter vários  clientes que não são fieis”, afirma André Ortiz, especialista em vendas e  diretor da Oficina do Sucesso. Veja algumas frases que podem afastar os  consumidores do seu negócio. 
1. “Para  você, eu faço um preço especial”
O  desconto não deve ser oferecido para convencer o cliente. “É antigo, não cola há  muitos anos. É mentira, ele acabou de te conhecer. E, para o cliente, fica a  sensação de que você está sendo enganado”, explica Rodrigues.
2. “Esse  produto não é para você”
O  vendedor não deve prejulgar se o cliente tem poder de compra ou não. Para  Ortega, esse tipo de atitude não só afasta um potencial consumidor como revela a  arrogância do vendedor. “Não pode ter preconceito, pois um cliente insatisfeito  fala mal para muitas pessoas”, afirma Rodrigues.
3. “Você tem certeza de que não  quer levar?”
Saber  escutar é uma das principais recomendações de especialistas em vendas. Além  disso, fazer as perguntas corretas é outro desafio. “É o vendedor que quer  empurrar e não escuta o que o cliente quer comprar”, diz Ortiz. Para o cliente,  fica a impressão de que a outra parte só quer ganhar comissão. 
4. “Ficou uma  maravilha!”
O  fechamento de uma venda faz parte de um processo. “As pessoas estão cada vez  mais decididas a comprar, não é um elogio que vai fazer a diferença”, afirma  Rodrigues. Fingir ter intimidade demais também não é recomendável. O ideal é o  vendedor se adaptar ao comportamento do consumidor. 
5. “Nós somos  os melhores”
O  jargão pode atrapalhar a venda em vez de ajudar. Nessas ocasiões, a sinceridade  pode recompensar o esforço do vendedor. “Ele até pode indicar o produto do  concorrente, pois o cliente pode ficar impressionado com a postura do vendedor e  acabar comprando o produto similar ao que ele queria”, explica Ortiz. 
Fonte: Revista Exame.
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