Como cheguei lá – por Prof.º Isaac Martins
História publicada pelo Itaú no site Comunidade Empresas.
Storytelling – Por Isaac Martins em 27/07/2011 às 16:05
Montar uma empresa não é fácil, os desafios são enormes e não basta ter vontade, determinação ou até mesmo dinheiro. Você precisa ter tudo isso e muito mais!
É comum um empresário pensar em “chutar o balde” e voltar a ser funcionário. Mas os verdadeiros empreendedores não conseguem.
Vou contar um pouco da história do Prof. Isaac Martins.
Observe a história nas palavras do Prof. Isaac Martins: quando criança, meu pai tinha um sítio que produzia muitas mexericas e bananas, e para minha sorte a feira era na rua de casa. Logo aos oito anos eu e meu irmão vendíamos frutas na feira. Era tudo uma grande brincadeira, tanto que com o dinheiro que ganhávamos comprávamos doces. Mas uma coisa aprendi: quem chama a atenção consegue vender.
Fui trabalhar numa imobiliária onde aprendi a ter jogo de cintura comercial e profissional e anos depois decidi largar tudo e montar uma empresa. Usei uma técnica ótima o VQV (Vamos Que Vamos).
Eu tinha vontade, fui logo comprando vários computadores, contratando funcionário, alugando um ponto comercial e achando que já ia “bombar” de vender, mas faltou know how! Conclusão: quebrei feio.
Comecei a trabalhar como autônomo para algumas agências de propaganda e juntei o que aprendi na faculdade (parte teórica) com o que aprendi na rua (parte prática) e com isso eu criava os merchandisings dos clientes nos programas populares (programas de fofocas, mulheres e de povão).
Lembram do: “E tem mais… ligue agora e receba… E tem mais… ligando nos próximos cinco minutos você ganhará… e tem mais… ligando nos próximos cinco minutos…” Foi um sucesso.
A cada anúncio o cliente recebia em média umas 800 ligações! Já imaginou 800 ligações para sua empresa? O cliente ficava empolgado e eu também, porém no momento de renovar os anúncios, o cliente me dizia: “Eu tive 800 ligações e só vendemos 20!”. Então deduzi que o problema não estava na propaganda, estava no atendimento dos atendentes do televendas! E quando fui analisar os procedimentos fiquei admirado com tantos erros. Iniciou-se ali o meu papel de professor e consultor.
Comecei a treinar o pessoal, o resultado começou a aparecer. Em outubro de 1996 montei minha Empresa e em 2005 contratei uma consultoria que incentivou mudar o nome da empresa para Instituto Isaac Martins.
No início não queria muito, pois imaginei que seria muita prepotência ter uma empresa com meu nome. Fiz uma pesquisa e a aceitação foi excelente.
O que aprendi de tudo isso?
1) Vontade ajuda, mas sem planejamento é o mesmo que sair com um carro sem saber aonde ir;
2) Sozinho você não chega a lugar nenhum, troque ideias com outros empreendedores, contrate um consultor ou leia livros que lhe acrescente mais know how;
3) Tente fazer o ótimo, mas se não der faça o bom e vá melhorando. É um erro deixar de fazer o bom esperando alcançar o ótimo, seu concorrente pode fazer na sua frente;
4) Seja humilde, escute outros e aprenda todos os dias;
5) Esteja sempre motivado, o que me ajudou a suportar as adversidades foram histórias motivacionais, foi por isso que escrevi a coleção de livros SuperMotivado.
[like url=http://www.facebook.com/prof.isaacmartins xfbml=false action=like layout=standard]