O pequeno varejo vem conquistando a confiança dos consumidores e  conseguindo melhores margens de lucro. Por isso, as pequenas empresas precisam se manter sempre em movimento,  buscando transformações e melhorias. Assim, conseguem definir seu papel e  enxergar oportunidades.
Para  capturar estas oportunidades, entra em cena o trade marketing com estratégias e  ações direcionadas. Apesar de exigir algum investimento, é possível, sem gastar  nada, ter uma cultura baseada nisto, ou seja, trabalhar os quatro pilares  básicos de trade marketing.
Sortimento:  um sortimento diferenciado de produtos é fundamental para a percepção de  exclusividade, o que motiva clientes a escolherem um ponto de venda. Considere a  quantidade de itens que estão disponíveis na loja, para que haja uma maior  rentabilidade e maior aproveitamento das categorias que podem gerar lucro. A  gestão por sortimento evita prejuízos com estoques excessivos ou falta de  produtos.
Visibilidade:  sortimento certo e exposto no lugar certo. Se o cliente não encontra o produto  que deseja ele pode substituí-lo por outra marca, comprar em outro  estabelecimento, adiar a compra ou simplesmente não comprar. Para que isso não  aconteça, deve-se determinar um espaço maior nas prateleiras para os produtos de  maior giro.
Para  isso é fundamental entender o fluxo dos clientes dentro da loja. Pois é preciso  haver uma aplicação de um fluxo racional que faça com que as categorias estejam  dispostas de forma complementar, influenciando o cliente nas decisões que toma  dentro do ponto de venda.
A  disposição dos produtos de uma categoria na gôndola não é um processo aleatório,  é feito por meio do gerenciamento que propõe um planograma, que nada mais é do  que um esquema de como o produto será exposto.
Preço:  no pequeno varejo a estratégia de precificação influencia não só a geração de  receita, mas também como o cliente entenderá o posicionamento do ponto de  venda.
Em  geral, os cientes decidirão por compras mais econômicas. É fundamental que o  varejista compreenda as diferentes formas de se posicionar estrategicamente em  relação ao preço, adicionando produtos de maior valor agregado ao  sortimento.
Uma  boa estratégia é trabalhar com três faixas de preços de produto: marca líder,  uma marca intermediária e uma terceira marca preço para que se possa atingir  todo público da loja.
Promoção:  atualmente o composto promocional do pequeno varejo passa por um planejamento  mais amplo, com base em estudos da necessidade dos clientes e dos objetivos da  promoção.
Trabalhar  fortemente as demandas sazonais, aproveitar o calendário promocional ou ainda o  cross merchandising é um dos maiores alavancadores de vendas por impulso. 
Christian  Manduca é professor de  Marketing do Ibmec/MG.
Fonte:  Revista Exame
 
                               
														








