Em uma época de grande concorrência em que cada centavo é disputado, o atendimento ao cliente é um grande diferencial para ajudar sua empresa a vender mais.
Se, por um lado, um bom produto ou serviço abre portas, atrai o interesse e te coloca na briga de mercado, por outro, ele não é o suficiente para garantir que aquele cliente jamais ceda às tentações da concorrência. Encantar os clientes é um trabalho de médio a longo prazo e que inclui, além da qualidade do que se oferece, uma estratégia capaz de construir um vínculo afetivo entre a marca e o cliente.
Nesse artigo vou apresentar 6 dicas de como encantar os clientes no seu atendimento ao cliente.
1) 👍Como encantar os clientes – Empatia
Diferente da apatia que significa ser indiferente a empatia significa colocar – se no lugar do cliente. Um vendedor empático é aquele que ao lidar com os clientes faz de tudo para enxergar a situação do ponto de vista do cliente. Com isso, seu grau de encantamento do cliente é maior.
2) 👍Como encantar os clientes – Solução das dores
Um cliente compra algo pelo sonho ou uma dor. Independente do motivo que ele comprou algo é porque deseja satisfazer uma necessidade. Quando nosso atendimento ao cliente atua no encantamento desse cliente o momento da compra fica diferenciado. Por exemplo, um profissional que ao invés de se preocupar em vender, atua como consultor com perguntas inteligentes e principalmente focando na solução do problema.
3) 👍Como encantar os clientes – Segurança
Todos no momento de uma compra desejamos ter a certeza de que estamos fazendo um ótimo negócio. E quando o profissional nos fornece a segurança, demonstrando fatos, provas e depoimentos de clientes satisfeitos o encanto é maior.
Veja também o artigo: Será que o cliente tem sempre a razão?
4) 👍Como encantar os clientes – Tratamento
O atendimento é um todo, já o tratamento é o modo que o profissional da empresa conversa com o cliente. Quando realizado de maneira positiva, educada e descontraída o nível de encantamento é iminente.
5) 👍Como encantar os clientes – Faça pesquisa
A melhor maneira de melhorar o relacionamento é a pesquisa. Uma simples pesquisa de satisfação realizada de maneira informal será uma ótima ferramenta para o encantamento dos clientes.
6) 👍Como encantar os clientes – Faça algo a mais
Sim, fazer algo que o cliente não espera, algo que o surpreenda é um excelente modo de encantar os clientes. Pense no que você pode fazer sobre isso. E não pense em coisas grandes. Pequenos gestos, como servir um café ou chá quentinhos, um bombom ou mesmo um mimo para as crianças podem surpreender seus clientes. É a atitude do vendedor ou do atendente que ficará gravado na memória do seu cliente, não as suas técnicas de vendas.
Veja também o artigo 5 sinais de que sua empresa não liga para o atendimento ao cliente
Pronto para dar o primeiro passo para encantar seus clientes? Comece treinando sua equipe de vendas para um atendimento de excelência, reforçando junto aos colaboradores valores e práticas de como ouvir o cliente para entender como ele deseja ser atendido, qual a abordagem mais eficiente para cada perfil, quem são os clientes foco dentro da empresa e como cativá-los em um processo contínuo que não se encerra na venda.
Veja como posso ajudá-lo. Conheça abaixo o conteúdo do meu curso in company de atendimento ao cliente. Um conteúdo que pode ser adaptado ao seu segmento e à sua necessidade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
# Mudança do consumidor
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Novo consumidor 2.0;
Uso da tecnologia no atendimento ao cliente; Relação de consumo; Nova classe média brasileira;
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# Perfil do profissional focado no encantamento do cliente; | Competências e atributos;
Atividades e responsabilidades;
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# Técnicas de atendimento;
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Atendimento pessoal: passo a passo;
Atendimento por telefone: passo a passo; Atendimento no balcão: passo a passo;
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# Como lidar com as adversidades…;
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Tipos de nuanças psicológicas dos clientes;
Fases de irritabilidade dos clientes; Perigos do mau atendimento;
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# Principais erros e como evitá-los; | Linguagem corporal;
Os cinco sentidos; Vícios que irritam os clientes (pecados capitais);
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# Internet | Como atender o cliente usando a internet;
Mídias sociais (dicas e perigos);
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# Órgãos de defesa ao consumidor | Noções sobre o código de defesa do consumidor;
Procons, ABNT e normas setoriais*;
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# Pirâmide do Consumidor – Cliente – Paladino
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Diferença entre os tipos de clientes (leal x fiel x paladino);
Atendimento padronizado x personalizado; Tratamento x Atendimento;
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# Motivação no atendimento | Como lidar com o estresse do dia a dia;
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