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A ascensão profissional passa necessariamente pelo sucesso em liderar uma equipe.

Afinal, esta é uma exigência básica para assumir um cargo de chefe. Mas, nem sempre quem recebe o comando de grupo ou um departamento está preparado ou tem os recursos necessários para isso.

Confira então uma matéria da revista Exame que mostra quais são os erros mais comuns que colocam a perder o trabalho de toda a equipe:

Erro 1 ao liderar uma equipe – Incorporar um papel

Bonzinho ou carrasco? “Muitos líderes sofrem na hora de saber qual o papel que deve adotar na hora de tomar decisões, decidir quem fica ou quem sai da equipe, de cobrar resultados ou resolver conflitos”, diz a especialista em coaching corporativo, Caroline Calaça, diretora da Development.

Segundo ela, achar que é preciso vestir uma máscara e agir de acordo com ela é um dos equívocos mais comuns. “As pessoas devem entender que não é preciso incorporar nenhum papel, porque o que vale mesmo é tentar ser o mais justo possível”, diz.

Erro 2 ao liderar uma equipe – Enxergar membros da equipe como apenas subordinados

A maneira de encarar os membros da equipe é que vai definir a atitude do líder. “Se eu enxergo cada um apenas como um subordinado, que está ali para me atender, não saio da visão tradicional de chefe e subordinado”, diz Paulo Oliveira, professor da BSP Business School São Paulo. A visão da equipe, na opinião de Oliveira, deve ser de um conjunto, em que você e todos os outros estão ali para somar.

Erro 3 ao liderar uma equipe – Ser incongruente

Dizer que valoriza o comprometimento e usar apenas a afinidade pessoal na hora de promover algum funcionário é um exemplo do deslize comum a muitos líderes: a incongruência. “É falar o que deve ser feito, determinar uma norma, mas ser complacente quando alguém de quem ele gosta quebra essa regra, isso é um grande erro”, explica Caroline.

Erro 4 ao liderar uma equipe – Achar que um estilo de gestão funciona para todos

Cada pessoa é única e enxergá-las apenas como peças de uma engrenagem sem notar as especificidades de cada um não é a melhor maneira de obter o máximo da equipe. “É preciso saber dosar os estímulos porque em excesso pode gerar medo e quando é abaixo do espero resulta em desânimo”, lembra Caroline.

Veja também o artigo Como cuidar bem de sua equipe

Erro 5 ao liderar uma equipe – Não dedicar tempo às pessoas da equipe

Todo profissional gosta de ser orientado e reconhecido no trabalho, mas poucos chefes encontram tempo para se dedicarem ao desenvolvimento da equipe. “ A própria avaliação de desempenho, muitas vezes é feita em intervalos entre outras atividade e com pouca dedicação”, Oliveira.

De acordo com ele, ouvir é a palavra chave. “É preciso dedicar tempo para escutar as pessoas e ajuda-las a pensar no seu desenvolvimento de carreira”, explica.

Erro 6 ao liderar uma equipe – Assumir as tarefas que delegou

Não ter tempo para ouvir a equipe pode ser consequência deste equívoco que também é comum, na opinião dos especialistas. “Quando ele assume as tarefas que delegou aos membros da equipe, o líder fica sobrecarregado e impede as pessoas de crescerem”, diz Caroline.

“Existe a dificuldade dos líderes porque, muitas vezes, eles querem continuar executando tarefas e isso provoca um congestionamento da agenda”, diz o professor Oliveira.

Segundo ele, é comum um quadro em que o chefe compete com os membros da equipe. “Ele é o chefe da equipe de vendas, mas quer continuar vendendo quando na verdade deve ajudar os vendedores a venderem mais”, lembra Oliveira.

Erro 7 ao liderar uma equipe – Rotular a equipe

Competente, incompetente, preguiçoso, lento. Rótulos limitam os membros da equipe, mas ainda muitos chefes recorrem neste erro. “ Gera comodismo, porque a pessoa pensa, se sou incompetente por que razão vou dar o meu melhor?”, diz Caroline.

As pessoas devem ser desenvolvidas pelo líder da equipe e ele não pode confundir comportamentos com um comportamento que eventualmente ela pode ter tido. “ Se a pessoa faz algo incorreto, não significa que é incompetente, mas ao rotular o líder limita as possibilidades de essas pessoas crescerem”, diz Caroline.

Erro 8 ao liderar uma equipe – Tentar se impor pelo poder

Usar o cargo de chefia para se impor e fazer com que a equipe chegue ao resultado por bem ou por mal é um erro grave. “Isso não funciona, o que funciona é influenciar, estimular e envolver as pessoas a ponto de elas terem o interesse em se engajar”, explica Caroline.

“A situação vai determinar o estilo da liderança, mas autocracia cem por cento do tempo é um vício, uma armadilha porque desestimula a iniciativa”, diz Oliveira.

Um chefe autoritário faz com que os membros da equipe percam a vontade de criar, de inovar, “Se o líder pune a cada erro, a pessoas não vão inovar porque para criar é preciso encarar o erro como elemento de aprendizagem”, diz Oliveira.

Fonte: Revista Exame

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