Administração de tempo pode atrapalhar demais a vida de um profissional que trabalha com vendas pelo telefone e televendas. É comum ouvirmos a frase “time is money” ou seja, tempo é dinheiro, no entanto essa afirmação está errada porque quando se perde dinheiro, conseguimos recuperar, mas o tempo, quando se perde, não é possível recuperar.
Aliás, a maioria dos produtos ou serviços que você compra são para, de alguma forma, economizar o tempo.
Hoje as pessoas têm comprado ferramentas, instrumentos, produtos e serviços para economizar ou facilitar na administração do tempo.
Então, nós que trabalhamos na área comercial precisamos administrar de maneira eficaz o tempo. Mas como fazer isso? Separei algumas dicas bem simples, mas extremamente eficazes para você administrar melhor o seu tempo em vendas:
Dica 01 – administração do tempo para quem trabalha com vendas por telefone e televendas
A primeira dica é: faça uso adequado de uma agenda de compromissos. Não precisa ser uma agenda tradicional de papel, pode ser a agenda do próprio celular. Eu uso a agenda do Google, conheça como ela funciona aqui. A grande vantagem dessa agenda é que pode-se compartilhar com várias pessoas da sua equipe.
Vejo muitos empreendedores e vendedores usarem essa agenda. Também pode-se usar o Outlook, conheça como fazer isso aqui, que é uma ferramenta fantástica para você administrar o seu tempo. Há também o próprio CRM de sua empresa. O importante é utilizar a agenda para anotar todos os compromissos do dia.
Dica 02 – administração do tempo para quem trabalha com vendas por telefone e televendas
Inclua em sua agenda atividades como: retornar um cliente, realizar ligações de relacionamento, também enviar a cotação para o cliente X, colocar o status do WhatsApp para que os clientes possam ver, fazer um post nas redes sociais, responder os e-mails e até mesmo outras tarefas como a prospecção de novos clientes.
Essas são algumas das tarefas que você deve apontar logo pela manhã. Feito isso você vai classificar essas atividades entre as que são urgentes e importantes, aquelas que são urgentes e não importantes. Você pode classificar colocando estrelas para cada uma dessas tarefas.
Quanto maior o número de estrelas maior a importância e urgência dessa tarefa. Feita essa classificação você vai determinar um horário para realizar essas tarefas. Você pode especificar o horário de cada atividade e até mesmo quanto tempo vai dedicar para cada uma dessas tarefas.
Dica 03 – administração do tempo para quem trabalha com vendas por telefone e televendas
Depois de realizar a classificação da tarefas em grau de importância e urgência, e determinar o tempo e o horário de início e término, chegou o momento de preparar a sua mente para o dia. E a melhor forma é fazer um exercício de meditação. Isso fará com que o seu cérebro dê uma respirada. É um exercício muito simples, mas extremamente poderoso.
Durante um minuto (o ideal seria 5 minutos) pare tudo que está fazendo, feche os olhos, puxe o ar em 4 segundos, segure por 2 segundos e solte lentamente em 6 segundos. Ao fazer isso durante apenas 60 segundos você já vai observar o quanto seu cérebro teve tempo para focar no que é importante. Essa prática é conhecida como mindfulness.
Dica 04 – administração do tempo para quem trabalha com vendas por telefone e televendas.
A quarta dica para administrar bem o seu tempo é a execução. Há duas maneiras que vai ajudá-lo na execução. Um é o método Pomodoro. A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.
A segunda sugestão é a que mais utilizo, que é o método 45×15, são 45 minutos de intensidade focado, sem interferências de e-mails, WhatsApp ou até mesmo ligações e depois pára 15 minutos para resolver todas as demandas que surgiram, e-mails, ligações e WhatsApp. Nesses 15 minutos para você fazer outras atividades até mesmo descansar, tomar um café, responder a uma solicitação ou se preparar para os próximos 45 minutos de velocidade e intensidade.
Dica 05 – administração do tempo para quem trabalha com vendas por telefone e televendas
A quinta dica para organizar melhor o seu tempo é ter uma rotina eficaz do seu dia a dia.
Essa imagem é de uma página meu livro Máquina de Vendas por Telefone da Era Digital. Nele você pode observar uma sugestão básica de um cronograma de trabalho. Observe que estou considerando um profissional que trabalha 44 horas semanais. Se conseguir se aproximar do cumprimento desse cronograma com certeza a sua produtividade será muito melhor
Em resumo:
Você que é profissional da área comercial, o lema é velocidade e intensidade. Não podemos perder um só minuto com brincadeiras, conversas ou atividades improdutivas.
É claro que todos nós que trabalhamos na área comercial adoramos conversar e brincar, no entanto, faça isso depois de cumprir as suas metas.
Dica extra: sugiro que você separe na sua agenda um horário para os imprevistos. A cada 60 minutos, separe um período para lidar com as adversidades do dia a dia.
Segundo estudos, os vendedores, durante 8 horas de atividades diárias vendem apenas 3 horas, as demais 5 horas ficam presos em processos. É claro que jamais vamos eliminar os processos, eles fazem parte da vida do profissional de vendas, no entanto quanto mais conseguirmos diminuir esse tempo para focar em vendas, melhores serão os nossos resultados.
O meu nome é Isaac Martins eu convido você a conhecer todos os programas dos meus cursos.