Definir uma estratégia é uma das grandes armas para iniciar bem a sua ação de televendas. Não adianta ter a ideia e ir executando, há necessidade de planejamento e estratégia.
Um cliente de Brasília sentiu que era o momento de crescer a sua operação, com isso foi em um prédio comercial, onde havia vários consultórios médicos e alugou três salas para transferir seu telemarketing para esse novo ambiente. Alugou o local por aproximadamente 4 salários mínimos, além do condomínio. Ao visitar o ambiente e conhecer seu método de trabalho fiquei muito preocupado e notei que faltou estratégia. A primeira falha estava no layout da sala, ele queria ter no mesmo ambiente o televendas ativo e receptivo, o que é um erro, são perfis diferentes de colaboradores, supervisores, abordagens e comissionamentos. O segundo era o barulho, visto que o ambiente era utilizado por médicos, com toda certeza teríamos problemas com as cornetas, gritos de guerras e comemorações comuns nas ações de televendas. E o terceiro e mais agravante, não tinha cobertura de telefonia para telemarketing no prédio e isso inviabilizaria a implantação. Conclusão teve que pagar a multa de rescisão no total de três meses de aluguéis. Isso prova que a falta de estratégia pode comprometer todo um trabalho.
Veja também o artigo Terceirização do Telemarketing: Será que vale a pena?


➳Por isso, ao definir o foco do televendas, pense nos seguintes itens:
- Qual será o impacto do telemarketing nos outros setores da empresa?
- Como o telemarketing afetará o seu negócio?
- Quais sãos os cenários possíveis com a implantação do telemarketing? Pense em uma estratégia (um plano B) caso tudo saia diferente do planejado.
- Por quantos meses sua empresa estará preparada para “bancar[1]” o telemarketing?
- Como o telemarketing atuará com os outros canais da empresa?
- Qual será o suporte interno e externo que esse departamento terá?
- Como o marketing e a internet ajudará nesse departamento?
➳Saber essas respostas ajudará sua empresa a ter uma visão mais macro do televendas e com isso prever situações e aproveitar bem várias ferramentas.
Veja também o artigo Como montar um televendas começando do zero
Tive um cliente que ao me contratar, não acreditou que o televendas movimentaria todos os setores de sua empresa. Nesse caso, uma loja de varejo. Avisei que o televendas obtendo os valores planejados iria afetar os departamentos de compras, análise de crédito, expedição, entrega e cobrança. Ele não acreditou muito. Resultado, a pessoa que realizava a análise de crédito que prometia fazê-lo em no máximo 4 horas, estava demorando 2 dias. Compras estava levando mais de 1 dia para consultar produtos que não havia no estoque e a expedição não conseguia fazer a separação dos pedidos por falta de pessoas. Em poucos meses até a compra de um novo caminhão foi necessário.


Além disso, pude observar que nos últimos anos há uma arma que sua empresa precisa utilizar para obter resultado, chamo isso de quarteto mágico.
O primeiro item do quarteto não podia ser outro; é o televendas. Essa ferramenta tem grandes poderes de aumentar seus números.
O segundo item são as vendas externas. Quando se une a equipe interna com a equipe externa atuando em conjunto os poderes aumentam. Se possível, crie uma dupla, televendas e vendedor externo, o resultado vai surpreendê-lo.
O terceiro item do quarteto mágico é o marketing. Quando utilizado com foco no comercial, ele atua como uma arma para turbinar as vendas.
E em quarto é a internet que bem elaborada vai ajudar a aumentar as vendas.
Esse é o quarteto mágico: ➳televendas, ➳vendas externas, ➳marketing e ➳internet. Trabalhando juntos, em sintonia, você conseguirá turbinar os números de sua empresa.
Mas você sabia que existem outros seis focos para o departamento de televendas ter sucesso?
No meu livro A Bíblia do Televendas explico esses outros seis focos que devem ser definidos antes da implantação do televendas. Adquira já o seu livro. Clique aqui e saiba mais.




