Todo profissional, independente do cargo que ocupa, já ouviu essa frase: Faça o que tem que ser feito. Mas, você que é líder, ouve essa frase mais com mais frequência porque é exigido bater metas e alcançar maiores resultados.
E é comum o líder dizer aos seus colaboradores diretos: Não faça apenas o que lhe mandam, faça o que tem que ser feito.
Li há alguns anos um livro com esse tema Faça o que tem que ser feito e não apenas o que lhe pedem de Bob Nelson. Achei tão bom que além de recomendar a leitura desse livro não apenas para os líderes das empresas, mas para qualquer profissional de qualquer área. Sim, toda empresa procura contatar essencialmente o mesmo tipo de pessoa: alguém que tenha iniciativa, que aja de forma independente e responsável, qualquer que seja sua função.
Veja também o artigo Estilos de liderança – Qual é o seu?
Veja abaixo uma tabela extraída do livro que pode ajudar você que é líder ou mesmo seus colaboradores a pararem de arrumar desculpas e agirem visando uma solução.
| O que me pedem para fazer O que tem de ser feito | |
| Inclua um bilhete com os materiais a serem enviados Escreva e digite o bilhete para eu revisar | |
| Faça o acompanhamento de um cliente em potencial Venda para o cliente e me informe o resultado | |
| Envie um pacote para um cliente Verifique se o pacote chegou | |
| Apague a luz quando sair Não desperdice dinheiro com eletricidade | |
| Pergunte aos outros o que eles pensam Classifique o que eles dizem, faça recomendações | |
| Envie um contrato Faça um acompanhamento dos itens levantados e feche o negócio | |
| Lide com um cliente irritado Resolva o problema, deixe o cliente feliz | |
| Verifique o problema Resolva o problema, examine o sistema para não ter repetição | |
| Verifique um preço Faça comparações, dê uma recomendação | |
| 
 As vendas estão baixas Busque formas de aumentar o faturamento e ajude a vender mais | 
Com as mudanças no mercado de trabalho, é fundamental que o colaborador, seja um líder ou não, busque formas de desenvolver seu potencial e mantenha-se disposto a dar o melhor de si. São as pessoas que garantem o sucesso da empresa.
No livro Faça o que tem de ser feito, o autor sugere diversas maneiras de tornar seu trabalho mais gratificante e ao mesmo tempo, atender com eficiência às demandas de seus superiores. Recomendo a leitura.
Fonte: Faça o que tem de ser feito e não apenas o que lhe pedem. Bob Nelson. Editora Sextante.
Leia também:
 
                               
														





