Você sabe a diferença entre mailing list, banco de dados ou big data? No seu telemarketing o que você utiliza?
Nesse artigo explico o que significa cada termo e apresento a diferença entre eles.
📖Mailing List
Mailing é a abreviação da expressão “Mailing list” que significa “lista de correio”. É uma lista de cliente adquirida para sua empresa transformá-la em uma base de dados.
É uma expressão frequentemente usada no Brasil, na área de propaganda, telemarketing e marketing. Essa lista de clientes prospects reúne nomes, endereços e alguns dados bem interessantes, de acordo com a fonte de onde você adquiriu.
O mailing é uma ferramenta usada para a realização de marketing direto, para estabelecer e manter o relacionamento e contínuo, entre as empresas e seus consumidores, com o objetivo de abrir portas para a venda de qualquer produto ou serviço, através da propaganda de resposta, como mala direta, correio eletrônico e telemarketing.
🔎No telemarketing ter um mailing qualificado é fundamental para suas vendas.
Por isso, defina sua base adequadamente e sempre teste seu mailing.
Abaixo segue um exemplo de mailing e as possíveis escolhas.
Pessoa Jurídica: Telefone fixo (até 3 números), e-mail dos sócios, nome dos sócios razão Social, nome fantasia, endereço completo com rua, número, bairro, cidade, estado e CEP. CNPJ, atividade principal (CNAE), porte, data de abertura, faixa de funcionários, tempo de mercado, faturamento presumido, natureza jurídica e se é matriz ou filial.
Pessoa Física: Telefone fixo (até 2 números), e-mail, nome, endereço completo com rua, número, bairro, cidade, estado e CEP, sexo, data de nascimento, profissão, classe social,Renda presumida, participação em empresa, flag do procon, proprietário de imóvel, proprietário de veículos, funcionários públicos, aposentados e etc.
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📖Banco de dados ou Base de dados
Sua empresa conseguirá um banco de dados de duas maneiras. A primeira é no enriquecimento dos dados coletados nas ligações. À medida que sua equipe liga e acrescenta mais dados ao mailing, como por exemplo, o nome do comprador, e-mails e fornecedores atuais, essa lista deixa de ser um mailing e torna-se em um banco ou base de dados. A segunda maneira é com a empresa já possui a própria lista de clientes, onde há vários dados importantes para a empresa, como por exemplo, a última vez de compra, o que comprou e os registros dos contatos.
📖Big Data
A tradução desse termo já diz o que é: BIG (grande) DATA (banco de dados), mas que é muito abrangente, levando como base os 3 Vs do Big Data.
Volume, que está relacionado à grande quantidade de dados que possuímos dentro e fora da empresa.O segundo é a Velocidade, pois a cada segundo muitos dados novos são criados na internet, e alguns destes dados podem ser interessantes para sua empresa.Terceiro e último está relacionado à Variedade, sendo que o dado pode ser um compartilhamento de um texto em uma rede social, um post no blog, um review em um e-commerce.
Juntando estes três pilares, é possível analisar praticamente tudo o que público está fazendo ou necessitando.
Em termo simples, nós somos rastreados a todo o momento, quando usamos nosso celular, curtimos uma página, postamos uma foto, visitamos um site ou usamos o cartão de crédito entre outros.
Hoje com um pouco de conhecimento em tecnologia é possível levantar vários dados sobre um cliente e até mesmo sobre você.
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A aplicação de técnicas de Big Data é particular para cada cenário. Pode ser que o produto que você venda seja de saúde e bem estar, com o Big Data, consegue-se cruzar dados comuns de idade, altura, peso, sexo e localização de usuários e inferir qual região tem mais propensão à determinada doença; ou então você é uma empresa de fabricação de aviões e não quer virar manchete por causa de uma queda de suas aeronaves, então consegue analisar os mais de 280 sensores espalhados pelo seu avião e consegue cruzar estes dados e saber se aquele avião que está a 4 horas de seu destino precisa fazer uma parada em um aeroporto mais perto para uma manutenção ou então é possível esperar ele chegar a seu destino.
🔎Muitos até associam a conquista da copa do mundo do Brasil pela Alemanha devido a uma grande plataforma de dados que eles utilizaram. A aplicação destas técnicas é muito ampla, sendo possível encontrar a necessidade de seu cenário e então utilizar estas tecnologias para facilitar a aplicação e a tomada de decisão.
No futuro não muito distante, será comum nas empresas compartilharem e terem a mais completa base de dados dos clientes. Com gosto, preferências, manias, sonhos, necessidades, sazonalidades e desejos.
Agora surge algumas perguntas chaves:
Como obter uma lista de clientes realmente assertiva?
Que relatórios e controles devo utilizar para avaliar se o problema do meu telemarketing é a lista?
Como transformar um mailing em um big data?
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