Quanto custa a desmotivação para as empresas? Porque as pessoas se desmotivam?
Quando um novo colaborador entra numa empresa para iniciar seu trabalho, um recém contratado, é mais comum que ele entre motivado ou desmotivado?
Depois de alguns meses ou anos, é mais comum que esse colaborador continue motivado ou desmotivado?
O que acontece a esse colaborador nesse processo, desde a contratação até o momento em que ele se encontra desmotivado?
Quanto custa para a empresa um colaborador sem motivação?
Acredito que em uma empresa existem 4 tipos de colaboradores:
Os engajados
Sendo uma minoria, que encaram a empresa como se fosse sua. Trabalhando em prol do crescimento dela e das pessoas que ali trabalham, que não realizam o trabalho somente pelo salário ou pelo status.
Os motivados
Que representam um pequeno número também e que não estão engajados, realizando seu trabalho com excelente dedicação e qualidade, mas que não se engajaram ainda, não tem o mesmo brilho nos olhos dos engajados e estão prontos para se elevarem a esse nível.
Os sem motivação
Que no meu entender ainda não estão desmotivados e também não estão motivados. Estão no limbo da motivação. São aqueles que já estiverem motivados e perceberam algum valor divergente entre ele e a empresa, ou que não estão em seu cargo desejado. Realizam o trabalho com certa qualidade e estão de olho numa nova oportunidade. O salário nesse caso ainda é o maior motivador para continuar na empresa.
Que já estiveram motivados, ficaram sem motivação e chegaram ao nível de desmotivação. Esses, sem dúvida alguma, continua na empresa, única e exclusivamente pelo salário recebido. Sendo muito ou pouco, eles não podem ficar sem.
A questão interessante aqui é como a camada da liderança não percebe essa queda de motivação na equipe. Eu só consigo encontrar uma explicação: Falta total de atenção dos líderes na sua equipe ou zero de valorização da empresa para esses membros quando eles se encontravam motivados.
O custo desse processo de degradação da motivação dos colaboradores, dificilmente pode ser medido em números. Numa empresa que mede a produtividade e a satisfação do colaborador, é possível de forma fácil perceber essa questão. Infelizmente não uma realidade que se vê nas empresas.
Prazer com trabalho e com a empresa desperta motivação. Motivação gera produtividade. Produtividade gera lucro. Então foco em pessoas gera lucro.
O que falta para investir?
Leia também:
22 Frases de Motivação para empreendedores
ツ10 Truques para turbinar SUA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Motivação para vender mais