WeCreativez WhatsApp Support
Fale comigo gestor!
Está com dúvidas? Estou aqui para ajudá-lo

O que acontece quando você contrata o candidato errado? Horas divulgado uma vaga de emprego, pesquisando currículos, analisando perfis, agendando entrevistas, realizando dinâmicas, entrevistas individuais… Depois de tanto trabalho você contrata o candidato errado!

Como isso pode acontecer?

São muitos os motivos, e sua empresa perde e muito com isso.

Quando você contrata a pessoa errada, provavelmente tentará encontrar maneiras para alinhá-la na empresa de algum modo. Ao invés de simplesmente mandá-la embora, você gastará tempo e dinheiro em treinamentos e avaliações de desempenho. Eventualmente, esse indivíduo até poderá se tornar um funcionário adequado para sua organização, mas também existe a possibilidade de que ele desista sem que você possa fazer nada para impedir.

De qualquer maneira, as contratações ruins drenam recursos valiosos de uma empresa.

Veja também o artigo Como contratar: Vendedor interno, Televendas e Operador de Telemarketing

Confira o que realmente acontece quando você contrata o candidato errado:

Quando você contrata o candidato errado: Custos de produtividade

Enquanto você e os seus gerentes gastam tempo tentando integrar e treinar um novo contratado, ou tentam gerenciar os conflitos de personalidades entre o novo funcionário e o resto dos colegas, o seu negócio sofre. Todo o tempo gasto na nova contratação irá consumir a produtividade e o rendimento do seu serviço.

 

Quando você contrata o candidato errado: Custos financeiros

Você não apenas estará pagando um salário para alguém que não conseguirá desempenhar o papel esperado, mas também estará investindo inutilmente em treinamentos extras, que possivelmente não surtirão efeito algum. No caso de ter que mandar o funcionário embora, ainda terá que arcar com as despesas trabalhistas, sem contar nos custos que terá pra recomeçar o processo de seleção para preencher a vaga desocupada.

Quando você contrata o candidato errado: Custos no moral dos outros funcionários

Enquanto você despende seu tempo e dinheiro tentando corrigir o seu erro ao contratar a pessoas errada, o resto de sua equipe pode ficar insatisfeito ou desengajado. É difícil sentir senso de equidade e justiça quando um membro da equipe recebe toda a atenção dos gestores.

Em vez de perder todo o tempo e dinheiro tentando consertar o erro cometido no processo de seleção, a próxima vez que for selecionar um novo candidato, despenda um tempo e um processo de qualidade para garantir que você escolha a pessoa certa.

Fonte: Revista do RH

Leia também:

RH – Que perguntas fazer na seleção?

Como contratar: Vendedor interno, Televendas e Operador de Telemarketing

😤 Causas do estresse no trabalho e como lidar com elas

Comentários

Inicie agora a sua melhor versão!

Vendas

O que é uma estratégia omnichannel?

Implementar uma estratégia omnichannel eficaz no atendimento ao cliente é essencial para empresas que desejam oferecer uma experiência integrada e satisfatória. O omnichannel busca integrar

Saiba mais...

Promoção especial do Inverno

Fala comigo gestor!  Você decide: ATINGIR SUAS METAS ou Ficar sofrendo  Bora esquentar esse frio!  Não sei da sua região, mas aqui em São Paulo  estamos com

Saiba mais...

Central de atendimento:

Siga o Instituto Isaac Martins nas Redes Sociais:

©2020 Instituto Isaac Martins Ltda.
CNPJ: 08.241.063/0001-41
Desde 1996.