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SCRIPT DE TELEMARKETING ATUALIZADO EM 02/2021

Descubra como montar um script super simples e o melhor: vencedor!

Quem atua com vendas, precisa ter uma abordagem pronta, isso no telemarketing, televendas e vendas internas é chamado de script de telemarketing. Geralmente a empresa fornece, mas se você não tem, fique tranquilo, nós vamos ajudá-lo.

Nesse artigo, vou explicar como é fácil montar o seu script de telemarketing! 

Antes de apresentar quais são as 7 etapas para montar o melhor script, você não pode esquecer de que o script é um método, um instrumento. Como qualquer músico, não adianta ter o melhor instrumento se a pessoa não sabe tocar.
Um script de telemarketing para ter sucesso o profissional tem que colocar alma e coração em sua abordagem. Hoje muitos simplesmente decoram o que vão dizer e isso prejudica tanto a imagem da empresa e os resultados não aparecem.
Alguns usam frases terríveis tais…

problema com atendimento ao cliente-prof.isaacmartins“Pois não, senhor”, “só um minutinho”, “essa informação é em outro setor, vou transferi-lo”…

Esse aspecto é tão importante que escrevi um artigo onde apresento os erros de linguagem que podem destruir suas vendas.

Leia mais em VENDEDOR não cometa esses erros em sua abordagem

 

Script de telemarketing, na verdade, é apenas uma base.

O vendedor interno ou televendas deve ser adaptável, flexível de acordo com a necessidade de cada cliente.

Para isso, o profissional precisa de treinamento, por isso criei 2 cursos fundamentais para você, o primeiro é o curso é a formação completa em telemarketing e call center, indicado para quem está iniciando na área e o segundo é um curso mais focado no setor de televendas, ideal para quem já trabalha com o vendas pelo telemarketing.

Em meus treinamentos abordo técnicas de vendas, como prospectar os clientes, trabalhar com inativos, como vender para quem não compra por telefone, técnicas de atendimento, motivação em vendas e muito mais.

Por isso, lembre-se: use script de telemarketing e não um roteiro.

Veja abaixo um passo a passo de como vender por telefone, montando um script de telemarketing eficaz.

 

Analisando isso, poderemos continuar nossas técnicas para vendermos mais.

1) 📞 O primeiro passo para um script de telemarketing é ter uma APRESENTAÇÃO EFICAZ.

O cliente o atenderá ao telefone com o alô ou pelo nome da empresa, e você deverá usar o seguinte:

Vendedor: Bom dia, meu nome é Isaac Martins, sou do Instituto Isaac Martins.
Veja que na sua apresentação você deverá usar o cumprimento, seu nome e o nome de sua empresa.
Que tal agora pegar uma folha e iniciar a sua montagem do script de telemarketing?

2) 📞 Segundo passo para um script de telemarketing é: crie um RELACIONAMENTO e empatia;

E a melhor maneira de fazer isso é perguntando o nome da pessoa e aprofundando ainda mais a conversa.

Observe como fica:

Atendimento em callcenter instituto isaac martins
Vendedor: Qual o seu nome, por gentileza?
Cliente: Cláudio.
Vendedor: Tudo bem com o senhor?
Cliente: Tudo bem.
Vendedor: Que ótimo, gosto muito de falar com pessoas assim.
Posso chamá-lo de Cláudio ou Senhor Cláudio?
Cliente: Só Claudio.

O relacionamento na ligação é fundamental para o sucesso do seu script de telemarketing ou abordagem por telefone.


3) 📞 Terceiro passo é: Crie um BENEFÍCIOS

Isso é fundamental para a permanência de nossas ligações:

É o momento em que forneço as reais vantagens para o cliente continuar ouvindo a ligação. Para que isso ocorra é necessário que você crie uma frase com palavras mágicas que despertem interesse no ouvinte.

As palavras são muitas, tais como: ganhar dinheiro, ganhar tempo, economizar dinheiro, economizar tempo, ter segurança, comodidade, praticidade, e assim por diante. 
Vejamos como podemos usar isso na prática.
Cláudio, o motivo de meu contato é oferecer uma maneira de motivá-lo e aumentar seu conhecimento no dia a dia.
Note que usamos o nome do cliente no início de nossa sentença, isso é uma maneira eficaz de ter um relacionamento amigável com o cliente. Perceba também que as palavras-chave foram: economizar tempo e aumentar o conhecimento.
É bom salientar que, segundo o código de ética do telemarketing, deve-se pedir autorização para continuar a conversa. Isso se aplica principalmente no caso de pessoa física. Quando ligamos para uma empresa não precisamos usar essa abordagem. Vejamos como fazer isso usando o exemplo citado:
Cláudio, o motivo de meu contato é oferecer uma maneira de motivá-lo e aumentar seu conhecimento no dia a dia. Posso continuar?
 
Se o cliente afirmou que pode, a próxima etapa é fazer perguntas inteligentes.

4) 📞 Quarto passo para montar um script de telemarketing vencedor: Crie PERGUNTAS INTELIGENTES.

Esse passo é tão importante que gravei uma videoaula explicando quais são os 5 tipos de perguntas inteligentes que você deve utilizar durante sua abordagem por telefone.

Para assistir é muito simples, basta clicar na imagem abaixo:

 

5) 📞 Próximo passo para montar um script vendedor é a OFERTA

É na oferta que se apresenta o produto como solução às questões levantadas, e os valores envolvidos na comercialização.

Minha sugestão é criar uma tabela com as características, benefícios, vantagens e diferenciais do seu produto. É nesse instante que você faz a ligação do benefício (você usou gatilhos mentais que despertou a atenção do cliente) com o produto (a dor ou sonho que o seu produto vai superar).

Por exemplo: Ninguém compra plano de saúde, nós compramos a proteção, então é na oferta que você sutilmente diz que o seu produto ou serviço é o que o cliente realmente precisa.

Veja como fica:

Então Cláudio, foi pensando nisso que apresento para o senhor o kit SuperMotivado, que contém histórias motivacionais, ilustrações e fábulas que vão surpreendê-lo. São 3 livros por apenas…(e continue com sua argumentação de vendas).

6) 📞 Depois que você salientou isso, é hora do FECHAMENTO, esse é o sexto passo para montar um script de telemarketing eficaz.

Esse estágio é o momento mágico de nossa abordagem por telefone, porém tenho presenciado que nesse momento que alguns vendedores cometem alguns erros que são reflexos da falta de treinamento, observe alguns erros comuns:

  1. Mudar o tom de voz (operador de telemarketing diminui a voz indicando insegurança);
  2. Uso de palavras condicionais (palavras que terminam com “ria”, gostaria, queria, interessaria…);
  3. Uso de palavras negativas (o senhor não gostaria, o senhor não tem interesse, não quer pensar…);
  4. Falta de técnicas de vendas (as que eu uso: técnicas do imagina, spin selling, ou ou, Duque de Welligton…);
  5. Objetividade da ligação (então em vou encaminhar um e-mail…)

Foi pensando nisso que criei um programa de treinamento completo de telemarketing e televendas clique aqui e veja todo o conteúdo.

Uma grande sugestão para melhorar seus fechamentos por telefone é utilizar perguntas fechadas, que estimulem o cliente a comprar o seu produto, por exemplo:

O senhor vai pagar com cheque ou cartão? O local de entrega é rua ou avenida? O senhor deseja um ou dois pares do produto? O melhor dia para agendarmos nossa visita é segunda ou terça? De manhã ou de tarde?

 Realizar o seu pedido é muito simples, só preciso da confirmação de alguns dados, o endereço do senhor é….


7) O sétimo passo para montar um script de telemarketing é o ENCERRAMENTO da ligação

Algumas empresas esquecem desse estágio e perde uma grande oportunidade de fidelizar e conquistar ainda mais os clientes.

Se a ligação teve um o avanço, agora é o momento de agendar os próximos passos;

Se a ligação não teve sucesso, é o momento de agradecer e deixar as portas abertas para um próximo contato.

Lembre-se que nesse instante que mostramos que somos profissionais!

No entanto, o cliente fará objeções, que é uma barreira que o impede de vender, mas isso é assunto de outro artigo

Para você ter sucesso em suas objeções o segredo está em prevê-las antecipadamente. Veja algumas objeções mais comuns:  

Com certeza, usando essa técnica você poderá ter sucesso em suas ligações telefônicas e montará um script de telemarketing campeão!

Mas é bom salientar que a melhor abordagem é aquela que traz resultados, por isso faça várias abordagens e escolha a melhor.

Leia também:

Qualidades do Supervisor de Vendas, Televendas e Vendas Internas;

 

Qual é a diferença entre telemarketing, televendas e vendas internas?

 

🎥 Como vender por telefone! Vídeo com dicas para vender mais no televendas.

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