Imagine ter um segmento onde surge um novo consumidor a cada 5 minutos! Um ótimo negócio não acha? Pois existe!Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil nascem cinco bebês por minuto e uma família de classe média desembolsa cerca de R$5 mil na aquisição do enxoval.
O segmento de produtos e serviços para bebês caminha velozmente para a especialização, por isso, é preciso estar atento à concorrência. O setor de bebês é amplo e envolve, ao menos, três categorias: mobiliário e decoração, vestuário e acessórios.
Os negócios de sucesso são os que focaram a atuação em um desses nichos, construindo um portfólio amplo.A produção de vestuário pede um mercado mais pulverizado e repleto de pequenos negócios.
Para vender nesse segmento é fundamental explorar os nichos, pois o setor é conservador. Uma boa saída é criar produtos que dialoguem com o universo lúdico da criança. Quer um exemplo melhor do que os DVDs da Galinha Pintadinha? Eles segmentaram e conquistaram milhões.
Além da segmentação, outro movimento que chama a atenção do mercado de produtos para bebês é a ‘romaria’ de mães e pais para a compra do enxoval dos filhos no exterior.
tributária entre os dois países, a tendência é tão forte que ajudou a formatar uma nova modalidade de empresas por lá. Por isso se você pretende vender para as mamães tem que pesquisar os produtos lá fora para oferecer maiores diferenciais, preços competitivos e uma qualidade show!
Observe alguns produtos que são diferenciais e as mamães estão querendo comprar:
1. Alimentação natural.
2. Terapias alternativas.
3. Roupas sem tecido sintético.
4. Preocupação com a sustentabilidade e a busca pelo bem-estar ganham destaque cada vez maior entre os adultos.
Agora, será que as mamães compram pela internet?
O Segmento ainda é pouco explorado por aqueles que pretendem iniciar um empreendimento. Mas o apetite dos pais pelas compras online tem atraído a atenção de gente experiente. De acordo com fontes do setor, o comércio virtual já trabalha com receita anual de R$ 100 milhões e volume mensal de 22 mil vendas. Um ótimo negócio.
Minha sugestão é: inicie aos poucos e capriche nas fotos, (quanto mais, melhor) para atrair o cliente.
Em resumo, observe alguns pontos para você conseguir conquistar os pais!
1. PREPARO: Setor requer mais do que vontade, exige preparo. Um exemplo disso são as vendas online que são mais profissionais, reunindo concorrentes que são experientes.
2. EXPLORE APENAS UM NICHO: Opte por segmentação, exclusividade e qualidade.
3. CUIDADO COM OS IMPORTADOS: Quem se predispõe a atuar no setor precisa se adaptar a concorrência com importados (legais e ilegais). A dica é investir em inovação.
4. SERVIÇO É SEMPRE LUCRATIVO: Profissionais de bem-estar e saúde, especialistas na área de educação e até agência de assessoria em moda para mães e filhos têm espaço para avançar no mercado, sobretudo entre mães executivas, com pouco tempo para assuntos domésticos.