Segundo o dicionário informal, liderar é o ato ou efeito de comandar, dirigir, assumir controle de uma situação, estar à frente, mandar, servir, ajudar, obter resultados. Envolve mais do que atribuir tarefas.
Liderar é o processo de conduzir pessoas, desenvolvê-las, influenciá-las, persuadi-las para atingir um objetivo. Liderar significa desenvolver competências e talentos nos seus colaboradores.
De fato, liderar não é para qualquer um.
Existe uma longa e interminável lista das qualidades e competências que um líder deve ter: visão para o futuro, capacidade de execução, estrategista, capacidade de inovar, de criar equipes, de gerenciar projetos, de controlar pessoas, ter bom-senso, capacidade de organização e planejamento, capacidade para criar metas e os meios para que seus colaboradores as atinjam, para motivar outros….
Liderar envolve responsabilidade, afinal o líder é quem tem a palavra final. Ele é quem decide.
Liderar nem sempre é uma tarefa fácil. Isso acontece porque ele lida diretamente com pessoas. E as pessoas não são fáceis. São imprevisíveis. Nunca sabemos ao certo como as pessoas que vão fazer parte do projeto irão se movimentar ou como elas pensam em relação ao comprometimento e aos objetivos que devem ser alcançados.
O ser humano é complexo, difícil de ser entendido. Mesmo assim, o líder deve olhar para esse desafio como uma oportunidade para crescer e extrair o máximo do potencial de cada um de sua equipe. Sabendo direcionar e motivar seus colaboradores o resultado será surpreendente.
✍ Veja abaixo 5 maneiras para liderar uma equipe de vendas.
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Invista em você
Sim, você deve investir em você para ser um líder melhor. Como fazer isso? Leia mais. Infelizmente, nem todos gostam de ler. No entanto, a leitura traz conhecimento, estimula a criatividade e essas são qualidades importantes para um bom líder. Leia de tudo e retenha o que é bom.
Faça cursos. No mínimo 4 por ano, sendo que 2 deles devem ser obrigatoriamente na sua área de atuação. Os cursos abrem nossa mente. Também é possível trocar ideias e experiências com outros profissionais. Quando você participa de cursos está investindo em você. Certa vez ouvi essa frase: ‘conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente! ”
Participe de grupos (Facebook, Linkedin). Principalmente os que estão ligados ao seu segmento. Isso também traz conhecimento do mercado, da região, do seu público… https://www.institutoim.com.br/adquira-ja-o-curso-on-line-de-lideranca/
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Conheça melhor sua equipe
Isso pode ser feito através de conversas informais. Conheça cada membro de sua equipe. Quais são suas preocupações, seus objetivos, o que os motiva e assim por diante.
Adicione seus colaboradores em sua rede social. Assim ficará mais fácil conhecê-los.
É importante também ter um fichário de cada colaborador, descrevendo bem seus pontos fortes, seus pontos fracos, suas ameaças e oportunidades. Isso o ajudará a desenvolver o potencial de cada um.
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Renove suas técnicas de liderança
A liderança muda constantemente, pois a gestão de pessoas muda com frequência. Pense nos tipos de gerações que existem em sua equipe: X, Y, Z…. Lidar com diversos tipos de pessoas exige que você, como líder, renove seu modo de liderar.
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Melhore o ambiente de sua empresa
Isso exige esforço. Existem 3 itens que fazem com que o colaborador se sinta bem ao trabalhar. São eles: chefia, ambiente e oportunidade de crescimento. O ambiente tem um grande impacto nas vendas.
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Para liderar é preciso se desenvolver
É preciso desenvolver as qualidades do novo líder. São pelos menos 6 aspectos para ter sucesso na sua liderança: apresentar resultados, ter espírito de liderança, estar motivado e contagiar outros, ter espírito empreendedor, ser leal com a empresa e com seus subordinados e ter o dominar os processos da empresa. Não nascemos com essas qualidades, é preciso desenvolvê-las. Leitura e cursos podem ajuda-lo nisso.
Para liderar bem, é preciso investir em si, na sua própria inteligência, em reforçar seus pontos fortes e driblar os pontos fracos, adquirir o máximo possível de conhecimentos e desenvolver diversas habilidades.
Para ajuda-lo nisso, nós do Instituto Isaac Martins desenvolvemos um programa de treinamento completo para gestão de pessoas.
São 60 horas de conteúdo, com dezenas de testes, jogos e muitos cases.
Um conteúdo adaptado ao perfil de seus gestores.
A Academia de Líderes possui três fases: a primeira é a do diagnóstico obtido dos participantes, a segunda é o da execução do treinamento e a terceira é a do pós-diagnóstico dos aprovados após a conclusão do curso.
Esse programa abrange: Cinco atributos necessários de um líder; Perfil dos líderes; Liderança na prática; Gerenciamento do desempenho; Como tratar os subordinados; Como extrair o máximo de seu potencial e de seus subordinados; Relacionamento interpessoal; Motivação da Equipe; Gestão do seu setor; Gerenciando sua vida
Conheça mais sobre o conteúdo completo desse programa de treinamento. Lembre-se: investir em você é o primeiro passo para liderar melhor.
Saiba mais sobre como posso ajudar você a liderar melhor. https://www.institutoim.com.br/academia-de-lideres/