Todos os dias milhares de profissionais pesquisam informações na internet, em livros ou realizam cursos para aprimorar sua venda. Isso é muito bom, pois indica que o vendedor reconhece que sempre dá para melhorar alguma coisa seja na sua abordagem, no uso de perguntas ou mesmo no fechamento de vendas.
A revista Exame trouxe uma matéria muito boa com 4 dicas para uma venda perfeita.
Compartilho essas dicas abaixo e lhe desejo boas vendas!
O profissional não deve se deixar “enrijecer” pela rotina, muito menos se tornar frio e automático. É necessário investir no trato social e na comunicação com o cliente.
Para evitar esse tipo de situação e ajudar na construção de um relacionamento com o cliente, veja quatro dicas essenciais:
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Para uma venda perfeita – Comunicar-se bem
O profissional deve ser articulado, se expressar bem, de maneira clara e objetiva. É ainda mais importante saber escutar, captar o que ele precisa e, muitas vezes, servir de divã e utilizar da empatia.
O cliente quer mais do que gastar dinheiro e comprar uma “coisa”, ele quer adquirir uma solução para o seu problema ou necessidade e um vendedor que não sabe se comunicar, não consegue perceber esse detalhe.
Outra ação efetiva é saber todas as características, benefícios, custos e detalhes do produto/serviço que está oferecendo, afinal, o comprador não leva algo que o próprio vendedor desconhece.
Veja também o artigo Como planejar suas vendas em 2018
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Para uma venda perfeita – Saber se aproximar
Deve ser feita com simpatia, prontidão e deixando o cliente à vontade. O vendedor não pode ser frio. A venda é um processo de relacionamento, o comprador não é apenas um número. É necessário investir na qualidade do atendimento, para cativar uma clientela de qualidade, que sempre volta e traz novas necessidades e novos compradores consigo.
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Para uma venda perfeita – Agir sem ser insistente
O vendedor quando entra em ação deve ser persistente, porém, não insistente. É importante assumir a negociação, controlar completamente o processo e direcionar a conversa com o cliente. O profissional não deve desistir na primeira negativa, 80% das vendas acontecem entre o quinto e o décimo segundo contato. No entanto, é importante saber a hora de recuar, a estratégia pode ajudar a garantir oportunidades futuras.
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Para uma venda perfeita – Fidelizar
Fidelizar o cliente é sempre o momento mais delicado. Quando o comprador fica satisfeito com o atendimento, é criada uma imagem positiva do processo de compra e da empresa. É necessário oferecer no pós-venda o mesmo atendimento e assistência que foi dispensado durante a venda, para conquistar a constância e lealdade do comprador.
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