Fala comigo gestor! Está chegando o final de mais um mês e a suas vendas estão baixa?
É comum as pessoas perguntarem: Como estão as suas vendas? Atingiu suas metas? Ainda não bateu?
Esse artigo vai ajudá-lo a bater a meta nesse final de mês.
Em um ano conturbado que estamos vivendo, nós vendedores temos que rebolar para alcançar os números. Em alguns casos, bater a meta parece até impossível, mas não se preocupe, há um método.
Vou apresentar 3 dicas simples que vão fazer você bater essa meta.
Antes de abordar dessas dicas, para bater sua meta é necessário fazer algo muito importante que é descobrir como estão os seus números. Separe em uma folha os seguintes dados:
Quanto você tem já vendido;
Quantos pedidos você já fechou;
Quantos orçamentos estão em aberto;
Quanto de dinheiro temos de oportunidades;
Qual é a previsão de vendas para esse mês?
Feito isso, você poderá criar um plano de ação das suas metas. E com isso descobrir quantas propostas serão necessárias para atingir os números.
Aliás, gravei um vídeo bem legal e rápido sobre como você pode vender mais por telefone, assista agora!
Agora que você já sabe quais são os números a serem buscados, nessa semana vou abordar o que você precisa fazer para bater sua meta.
↗Dica 1 para bater a meta: Aumente a intensidade
Na última semana é o momento de aumentar o seu potencial de vendas. Separe todos os orçamentos e oportunidades em aberto e intensifique suas ações a partir de hoje. Não faça como alguns vendedores que aproveitam essa última semana para só enviar e-mails, agora é o momento de ligar ou visitar os clientes. Essa ligação deve seguir um método que apresento no meu livro A Bíblia do Televendas, clique aqui para adquirir um exemplar.
Não se contente enquanto você não ligar para todos os orçamentos abertos. Mesmo que as respostas sejam negativas, não fique desanimado, continue no foco.
↗Dica 2 para bater a meta: Aumente o valor do pedido.
Por incrível que pareça por mais insignificante que seja, se incluir um produto ou serviço à mais ao pedido do cliente você consegue atingir grande resultados.
Por exemplo, se você trabalha no comércio e tira 500 pedidos por mês e seu tíquete médio é de R$ 50,00, seu total de vendas é de R$ 25.000,00, porém se incluir R$ 5,00 a mais no pedido do cliente, o valor que você acrescentará nas suas vendas será de R$ 2.500,00, um valor que você não tinha! Para bater a sua meta, você tem de turbinar a compra do cliente usando várias técnicas de vendas para fazer com que o cliente ao invés de comprar 1 compre 3.
É claro que não funciona usar a maldita frase: “algo mais senhor? ” É preciso usar de técnicas, tais como up sell, cross sell, venda casada entre outras.
Algumas sugestões para aumentar o valor do pedido são:
Sempre oferecer o produto de maior valor agregado. Caso o cliente argumente que está sem dinheiro ou que o seu produto é caro, argumente com ele as razões do valor desse serviço. Apresente a solução e afirme que tal serviço ou produto foi feito pensando em clientes como ele.
Dê dicas com outras soluções. Mesmo que o seu produto seja commodities, por exemplo, cimento, onde o foco do cliente é o preço, dê dicas de outros itens que necessariamente ele vai precisar. O importante é fazer com que ele compre mais.
Cliente pediu desconto? Só dê se ele comprar algo à mais. Seu cliente está chorando por desconto, então peça um instante e volte com uma proposta tentadora, “senhor eu até consigo esse desconto, mas preciso que o senhor compre…”
Sempre ofereça. Não deixe seu cliente sair sem levar mais alguma coisa.
↗Dica 3 para bater a meta: Ligar para todos os clientes.
Na dica número 1 argumentei que a melhor maneira para bater a meta é ligar para todos os clientes que pediram orçamento ou proposta e não fecharam. Feito isso é o momento de ligar para todos os clientes, com o intuito de aumentar o relacionamento e mostrar-se presente.
Essa ligação pode ser rápida e muito direta, de acordo com o relacionamento que você possui. Por exemplo, “Olá Pedro tudo bem? Aqui é o Isaac. Como vão as coisas? E as vendas como estão? Entendi, e os treinamentos para sua equipe, vamos turbinar o seu time? ” Depois disso, continue a conversa.
O objetivo desse contato é fazer a técnica do caldo de cana. Lembre-se que a cana passa pelo moedor por várias vezes. Infelizmente, alguns vendedores não ligam com frequência para seus clientes e com a loucura do dia a dia, eles acabam se esquecendo ou deixando para o outro dia a decisão de te chamar.
Agora é o momento ideal para retomar o relacionamento com os clientes.
Essas 3 dicas simples são apenas algumas das que tenho usado em minhas consultorias.
Se você é empreendedor, vamos tomar um café e alinhar um trabalho juntos.
Veja o que disse um dos empreendedores que me contratou:
“Encontramos o Prof. Isaac Martins em uma época de muita instabilidade econômica e política; em meados de maio de 2015, a meta era reestruturar o nosso departamento de vendas internas, com o objetivo de aproveitar ao máximo todo o potencial do nosso recurso humano, da nossa carteira de clientes e de novas prospecções. Ele nos trouxe um formato simples, mas muito eficiente e funcional, que engloba um bom controle de produtividade e também uma qualificação no atendimento.
Ficamos muito satisfeitos com o resultado, o departamento está muito mais eficiente, com resultados crescentes de vendas, num ambiente organizado, com processos e metodologia para execução das tarefas, tudo isso dentro de um ambiente de trabalho harmonioso, que trouxe um clima bom e mais animado aos colaboradores.”
Fabiano Carrieri
Diretor da Temfer e Cimenfer Materiais de Construção
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