Hoje vou responder a uma dúvida frequente: será que vale a pena a terceirização do telemarketing?
Todas as empresas buscam 3 aspectos em época de crise, 1) Aumentar a rentabilidade, 2) Diminuir os custos e 3) melhorar os processos. E na terceirização do Telemarketing, quando bem feita, você atinge os 3.
Mas, antes de sair buscando uma central de telemarketing terceirizada você precisa saber do seguinte:
📞Será que estamos preparados para a terceirização do Telemarketing?
Não basta apenas escolher a empresa, muitas das vezes exige um profissional que fará visitas periódicas na operação para manter que a rentabilidade.
📞Tenho um fundo de reservas para manter a terceirização do Telemarketing?
A economia com a terceirização não ocorre de um mês para o outro, em alguns clientes que atuei na integração com a terceirizada só conseguimos economizar após 6 meses de operação. Isso indica que diferente do que alguns acreditam no curto prazo a terceirização do Telemarketing com o objetivo de economizar nos direitos trabalhistas só vale a pena no médio e longo prazo. Por isso, é um erro imaginar que pelo fato de estar iniciando a operação é melhor terceirizar o telemarketing ou televendas.
📞Tenho os processos, funil de vendas, necessidades dos clientes, estratégias comerciais e as ações de telemarketing necessárias bem definidos?
Também não basta você ter dinheiro para a terceirização do Telemarketing se não tem esses itens citados bem alinhados. Não pensar nisso só fará sua operação terceirizada naufragar. Também para ter sucesso na terceirização do Telemarketing é muito importante saber que tipo ação de telemarketing você necessita. Por exemplo, para um corretor de imóveis tem uma pessoa ligando para fazer agendamento com um futuro prospects é uma grande estratégia que terá resultado. Uma empresa terceirizar duas pessoas para realizarem convites à clientes para visitar o estande da empresa em uma feira, também é uma grande jogada e até mesmo contratar uma empresa terceirizada para fazer as cobranças.
Quando você planeja bem a terceirização do Telemarketing e Televendas todos saem ganhando.
Separei um trecho do meu livro A Bíblia do Televendas, onde trato desse assunto, aliás no meu livro você terá muito mais informações preciosas que vão ajudá-lo na sua terceirização do Telemarketing.
Leia também o artigo 19 Perguntas para responder antes de montar um telemarketing
Há centenas de empresas prestadoras de serviços em telemarketing que possui uma qualidade incrível.
Mas lembre-se que se for trabalhar com vendas internas, não terceirize. Recomendo isso, porque esse setor não só apenas vende, mas acompanha, administra, prospecta, se relaciona com uma base de cliente e terceirizar essas etapas pode aferir na qualidade e no resultado.
Já se for realizar uma ação específica, por exemplo, convite, prospecção, reativação, atualização entre outros, recomendo terceirizar, pois são ações únicas, sem a necessidade de administrar uma carteira de cliente.
Negocie e tente fazer algo com participação nas vendas. Certa vez, fiz uma grande parceria com uma autora de um livro no segmento de saúde onde ela me pagava por volta de 2 salários mínimos mais comissão sobre vendas. Ela fazia comerciais na televisão e rádio e minha operação atendia e vendia.
Para ajudar na decisão segue as três vantagens e desvantagens da terceirização.
📞Três maiores vantagens da terceirização em telemarketing:
- Estrutura pronta: ao invés de gastar na implantação ou reestruturação, ou adequação, você terá a vantagem da estrutura pronta. Essa estrutura inclui a telefonia, software, hardware e a principal os recursos humanos. Tudo isso resulta em ótimos controles.
- Know how da empresa terceirizada: um prestador de serviço em telemarketing tem uma experiência imensa, pois atua em vários mercados, já conhece a região onde você pretende atuar e já possui uma equipe treinada.
- Economia de Tempo: Sua empresa não vai perder tempo para iniciar a operação, em menos de uma semana a equipe estará pronta para iniciar o projeto.
📞Três pontos negativos de se terceirizar o serviço de telemarketing:
- Falta de compromisso: Por mais que a empresa contratada prometa empenho e dedicação, é muito comum a equipe não ter compromisso com o seu produto ou serviço. Infelizmente a sua empresa é mais uma no portfólio da central.
- Custos: Toda a estrutura, no know how e as demais despesas são embutidas no valor do contrato, em alguns casos fica inviável terceirizar. Geralmente as prestadoras de serviço em telemarketing cobram por ponto de atendimento (PAs) e por período (6 horas). E o preço ultrapassam R$ 4 mil por esse período.[4]
- Cancelou, perdeu: Se por acaso, sua empresa desistir da empresa terceirizada perderá a equipe. Por exemplo, imagine que sua empresa contrate 4 operadores de telemarketing terceirizados para uma campanha de lançamento do produto. E que o prazo do contrato seja três meses, assim que finalizado os 90 dias, esses colaboradores irão trabalhar em outros contratos, por isso, se você não conseguir efetivar esses colaboradores em sua empresa, perderá a sua equipe.
De qualquer maneira, se pretende terceirizar a operação, visite os fornecedores, peça referência e se possível faça um contrato de participação nos resultados.
Quer saber mais sobre como ter sucesso nas vendas do seu telemarketing e Televendas?
Adquira o livro A Bíblia do Televendas, veja o que você terá nesse livro:
O grande segredo que você deve aprender e aplicar a fim de obter grande sucesso nas suas vendas por telefone… (pág 37)
Qual é o resultado que o seu televendas deve ter… (pág 41)
Quais são os 7 focos fundamentais para conseguir vender mais pelo telefone… (pág 45)
10 maneiras incríveis de obter o melhor mailing para o seu telemarketing … (pág 73)
Qual é a estrutura ideal para obter sucesso nas vendas por telefone… (pág 87)
Quais são os custos envolvidos no televendas… (pág 121)
Como contratar uma equipe ninja para o televendas… (pág 149)
52 tópicos de treinamentos para turbinar sua equipe… (pág 178)
19 campanhas de incentivos para motivar sua equipe de telemarketing… (pág 196)
Método Telelucro, as 7 etapas vencedoras para vender qualquer coisa pelo telefone… (pág 211)
Os Gatilhos Mentais mais usados para gerar explosões de vendas através das vendas por telefone… (pág 215)
Como enfrentar as maiores objeções no televendas… (pág 241)
12 dicas sensacionais para vender mais, produtos, serviços, para pessoa física, pessoa jurídica, homens, mulheres, idosos… (pág 251)
Como mensurar os resultados do seu televendas para investir de forma inteligente, otimizar seus lucros… (pág 268)
Como realizar uma escuta que realmente funciona e ainda motiva a equipe… (pág 279)
Cronograma do passo a passo da implantação do telemarketing e televendas… (pág 288)
11 dicas para o seu televendas não quebrar… (pág 292)
Mapa mental de todo o processo de um televendas… (pág 297)
E muito mais…
São 332 páginas de muito conteúdo.
📞Depois de ler até aqui você só precisa fazer algo, clicar aqui. Ao adquirir o livro hoje, você terá o frete grátis e ainda o curso on-line de atendimento ao cliente inteiramente gratuito.
Aguardo sua compra e comentário.
Leia também:
ADQUIRA o livro A Bíblia do Televendas
Qual deve ser o salário de um operador de telemarketing?
Legislação no telemarketing: Como evitar ter dor de cabeça