Há uma frase que ouvi de uma amiga vendedora que gostei muito: “o que não é uma benção vira uma lição”. Nossa vida como supervisor de telemarketing e televendas é assim, aprendemos muito com nossos erros. Certa vez, Wolf J. Rinke disse: “Para dobrar o índice de sucessos, triplique seu índice de fracassos” e isso é a pura verdade na vida do supervisor de telemarketing.
Mas aprender com os erros dos outros é ainda melhor. Por isso, você supervisor de televendas e telemarketing pode aprender do exemplo da Dilma.
‼Supervisor de telemarketing, o que você pode aprender da Dilma é OUÇA A SUA EQUIPE
Um líder precisa desenvolver a qualidade de escutar e ouvir as pessoas. Reconheço que as vezes os vendedores, falam demais e na maioria delas não são assertivos. Mesmo assim, o supervisor de telemarketing deve ouvir a equipe. Isso exige passar tempo com os vendedores, almoçar com eles e fazer feedbacks constantes. Mas nem sempre é fácil fazer feedbacks, por isso participar de seções práticas é fundamental. Por exemplo, em meus treinamentos para líderes utilizo de seções de treinos de Feedback onde apresento algumas situações e fazemos exercícios práticos. Participar de tais simulações ajudará o supervisor de telemarketing a ouvir sua equipe.
Veja também o artigo: Gerente: saiba 4 coisas que desanimam os vendedores
‼Supervisor de telemarketing, o que você pode aprender da Dilma é SEJA POLÍTICO
Um gestor deve tomar muito cuidado com a exposição de sua opinião, principalmente os polêmicos que envolvem processos internos da empresa. Expor suas opiniões perante todos pode causar desunião na empresa. Por exemplo, quando você é um colaborador de uma empresa e reclama sobre o plano de saúde escolhido pela empresa pode causar pouco efeito sobre outros, porém se você é um supervisor de telemarketing, televendas ou vendas internas essa expressão pode causar grandes problemas. Não é apenas nas exposições de ideias que você precisa ser político. É necessário ser ainda mais político com todos os demais colaboradores. Saber o momento de ouvir, falar e de ter humildade é a melhor maneira de ser político. Mesmo que você não concorde com algumas orientações ou processos, aceitá-los significa ser submisso.
‼Supervisor de telemarketing, o que você pode aprender da Dilma é CUIDADO NAS MANEIRAS DE COBRAR A EQUIPE
Por mais que o supervisor de telemarketing, televendas ou vendas internas tenha razão em cobrar da equipe, a maneira de fazer isso pode fazer você perder todo respeito dos mesmos. Algumas maneiras erradas de cobrar a equipe são: humilhações, exposição de um problema em público, constrangimento, uso de palavrões, desequilíbrio emocional e falar de maneira rude. A dica é: quando for cobrar sua equipe faça de maneira firme, mas respeitosa, pergunte o que eles acham que precisa ser feito e principalmente foque na solução. Ouça as sugestões, não seja turrão, achando que você é melhor do que os membros da sua equipe.
‼Supervisor de telemarketing, o que você pode aprender da Dilma é ACEITE SEUS ERROS
O que você faria se sua equipe se reunisse e falasse sobre seus erros?. Ou melhor, eles aproveitam que você não estava na empresa e chamam o diretor e expõem todas as suas falhas. O que faria após saber disso? A pior maneira de lidar com isso, supervisor de telemarketing, é tentar arrumar desculpas ou justificativas. Ouça esse Feedback e tenha humildade e cresça. Eu amo quando me fornecem Feedback, hoje sou uma pessoa muito melhor em decorrência dos vários Feedbacks que já recebi.
Podemos aprender demais das situações que estão ocorrendo ao redor. Como supervisor de telemarketing, você tem uma grande oportunidade de aprender com outros gestores. Então faça isso.
Veja também Supervisor: PLANILHA gratuita sobre Competências e Atributos
Uma grande sugestão é o meu curso de supervisão. Eu tenho ele na versão on-line e presencial.
Se possível prefira o curso presencial, ele será adaptado às suas necessidades.
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Como extrair o máximo de seu potencial; Como extrair o máximo do potencial de sua equipe;
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Papel do gestor e como desenvolver essas qualidades;
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