WeCreativez WhatsApp Support
Fale comigo gestor!
Está com dúvidas? Estou aqui para ajudá-lo

Como abordar um cliente diante de uma reclamação.

Não existe produto ou serviço perfeito, todo negócio tem erros e receber um contato de um cliente nervoso pode se tornar comum. O que é incomum é não saber lidar com essas ligações. Não é fácil abordar um clientes nervosos, principalmente quando eles possuem razão.

 

A pior coisa que se pode fazer diante disso é falar para o cliente “calma o senhor não precisa ficar nervoso, senhor sou apenas um atendente, se o senhor ficar nervoso assim não vou conseguir te atender ou a senhora não precisa falar desse modo”. Tais frases só tem um efeito, deixar o cliente ainda mais nervoso.

 

Então, a primeira dica para abordar um cliente nervoso é entender que ele não está nervoso com você mas sim com a empresa.

Em nosso dia a dia enfrentamos clientes assim, por isso você deve entender qual é o motivo da reclamação com o seu produto ou serviço e não com você.

Não sabemos o que está acontecendo na vida particular do cliente para estar tão descontrolado, às vezes até mesmo alguém da empresa prometeu algo e não cumpriu. Por isso, jamais leve para o lado pessoal as ofensas do cliente irado. Exige muita psicologia ao abordar um cliente assim.

 

😤 Leia o artigo: Por que amamos os clientes reclamões (e você também deveria)! Uma arma fantástica de atendimento ao cliente.

 

A segunda dica para abordar um cliente é: mostre que você também está nervoso com a a situação.

Imagine uma pessoa ligar para uma empresa e com uma voz nervosa dizendo “isso é um absurdo já faz 30 dias que solicitei esse produto e nada da entrega, sua entrega é um lixo!” e do outro lado da linha uma pessoa diz com uma voz serena “entendi senhor, qual é o número do seu pedido?” Como se sentiria? Confiaria que essa pessoa resolveria a situação? Agora imagine um outro atendente que fala no mesmo tom de voz que você, alto e nervoso e diz “também acho um absurdo senhor, 30 dias e nada! Vou verificar isso agora porque de fato o senhor tem toda a razão”. E agora quem tem a sua confiança? Quem você acredita que sabe abordar um cliente?

 

😤 Leia o artigo e assista ao vídeo: Como lidar com clientes nervosos?

Uma terceira dica para abordar um cliente é: ter um script eficaz para o atendimento ao cliente nervoso.

Inicie com uma frase de disposição, tal como serviço de atendimento ao consumidor Instituto Isaac Martins em que posso ajudá-lo?

Observe que no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) não se usa o bom dia ou boa tarde porque corremos o risco do cliente dizer, bom dia só se for para você.

Nesse instante é  bem provável que o cliente diga sua demanda. Ouça atentamente e ativamente (no meu curso de atendimento ao cliente on-line que custa menos de $ 50,00 explico como fazer isso, clique aqui e seja meu aluno)

Após a exposição do cliente, repita de maneira bem objetiva o problema do cliente. E peça os dados necessários.

É muito importante dizer para o cliente que você está ali justamente para resolver o problema, isso é uma forma de acalmar o cliente.

Use a frase: O Sr pode ficar tranquilo , nós iremos…

Faça as perguntas necessárias e caso o cliente insista em falar palavrões e ameaças, nem ligue, use frases empáticas tais como,  entendo, compreendo, sim, mas…

O que acalma um cliente nervoso é fornecer uma solução ou prazo.

Faça uma tabela ou um manual com a solução e prazo.

Essa tabela deve ser fornecida pela empresa, o atendente só precisa consultá-la e repassar as informações para o cliente.

Vamos supor que o prazo que você forneceu não será cumprido o que fazer?

Para evitar que o cliente fique mais nervoso uma ligação explicando e antecipando que atrasará a solução ajudará muito.

Se tudo ocorrer bem agradeça e encerre a ligação.

Confirme os Dados – nome, endereço, telefone e etc;

Agradecimento e Encerramento;

No encerramento mostre a importância da ligação. Diga ao cliente que são reclamações como estas que fazem sua empresa crescer.

 

😤 Leia o artigo: Como melhorar o atendimento ao cliente – SAC – em 24 horas

 

Agora você precisa de alguns cuidados:

 

  • Clientes que não deixam o atendente de falar. Nesse caso, faça perguntas fechadas e há ocasião que o supervisor precisa intervir.

 

  • Clientes que pedem para falar somente com o supervisor. Tome cuidado se não o cliente se acostuma e aí atrapalha todo o processo.

 

Mas é quando não conseguimos resolver a situação do cliente? Por exemplo, cliente está com um parente no hospital, não pagou o boleto do plano, está sendo recusado seu atendimento e aí liga todo nervoso para a central de atendimento?

Nesse caso só com um treinamento meu de atendimento ao cliente. O nível é mais alto e só em um curso consigo explorar essas situações.

Depois desse artigo espero ajudá-lo a atender de maneira eficaz um cliente nervoso.

 

Até o próximo artigo da série.

 

 

Leia os outros artigos:

 

Parte 1: como ouvir os seus clientes.

 

Parte 2: Como treinar sua equipe de atendimento

 

Comentários

Inicie agora a sua melhor versão!

Vendas

O que é uma estratégia omnichannel?

Implementar uma estratégia omnichannel eficaz no atendimento ao cliente é essencial para empresas que desejam oferecer uma experiência integrada e satisfatória. O omnichannel busca integrar

Saiba mais...

Promoção especial do Inverno

Fala comigo gestor!  Você decide: ATINGIR SUAS METAS ou Ficar sofrendo  Bora esquentar esse frio!  Não sei da sua região, mas aqui em São Paulo  estamos com

Saiba mais...

Central de atendimento:

Siga o Instituto Isaac Martins nas Redes Sociais:

©2020 Instituto Isaac Martins Ltda.
CNPJ: 08.241.063/0001-41
Desde 1996.