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Todo bom vendedor sabe que para vender mais é preciso fazer as perguntas certas ao seu cliente.

Isso mesmo! Perguntas certas!

Toda vez que faço um diagnóstico em uma equipe  comercial, quer o vendedor trabalhe por telefone ou pessoalmente, percebo que eles não sabem fazer perguntas inteligentes.

Não basta perguntar se o cliente está satisfeito com o produto ou serviço atual, se deseja receber um e-mail com mais informações ou se tem interesse em agendar uma reunião para conhecer as vantagens que seu produto ou serviço oferecem.

Perguntas inteligentes não são qualquer tipo de perguntas.

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Perguntas inteligentes são, oportunidades para transformar uma simples conversa em uma venda concreta.

Nenhum cliente gosta de se sentir pressionado para comprar e quando você faz perguntas inteligentes, costumo dizer que você tira a corda do seu pescoço e a coloca no pescoço do cliente.

As perguntas que vendem são perguntas inteligentes, que devem identificar o perfil do cliente para depois levantar as necessidades e o seu objetivo. Com essas informações é possível conduzir o cliente, através de novas perguntas, a encontrar o produto ou serviço desejado. As perguntas inteligentes, na hora e no momento adequado, fazem o cliente pensar, e disponibiliza uma interpretação da realidade do outro, fazendo-nos descobrir a real necessidade do cliente e em como podemos ajudá-lo, oferecendo algo especificamente como o cliente quer ou precisa.

Assim, com uma pergunta simples, mas inteligente, conseguimos descobrir o elemento que faltava, que era aliás, o principal motivo do cliente fechar ou não uma venda. Muitos vendedores, no entanto, não praticam a arte das perguntas, perdendo vendas muitas vezes, por que não saberem especificamente o que o cliente está pensando.

Perguntas inteligentes nos ajudam a identificar uma necessidade. È como uma ponte até o fechamento. Perguntas inteligentes aumenta suas chances de fechamento e consequentemente do seu objetivo: vender mais.

Muitas vezes, nós vendedores, julgamos nosso cliente por  achar que sabemos o que o cliente quer, ou achamos que entendemos o que ele quis dizer, e em muitos momentos, no entanto, damos a situação nossa própria interpretação, que em geral é tendenciosa e não revela exatamente sua necessidade ou problema.

Faça perguntas inteligentes que faça seu cliente saber que você tem real interesse por ele.

Faça perguntas inteligentes para obter informações e posicionar seu produto ou serviço de modo eficaz.

Faça perguntas inteligentes que façam seu cliente pensar no que estão perdendo por não utilizarem seu produto ou serviço.

E se fazer perguntas é tão importante no processo de vendas, por que é tão difícil fazer boas perguntas?

A principal razão está na prática gerencial de muitas empresas. Já ouviu a frase: “tempo é dinheiro?”. Infelizmente, temos a cultura de querer que o colaborador apenas ligue e venda. Simples assim. Mas, esquece-se que vender é um processo que envolve relacionamento, envolve conhecimento do seu cliente. E como conhecê-lo sem fazer as perguntas certas?

Já vi muitos scripts que na verdade são roteiros. Os vendedores parecem mais robôs. Ligam, dizem palavra por palavra do que está no papel e quando ouvem uma objeção, perguntam ao cliente se ele realmente não têm interesse, agradecem a atenção e desligam. Conheça um modelo de script em que o uso de perguntas inteligentes fica evidente: https://www.institutoim.com.br/modelo-de-script-de-televendas/

As perguntas inteligentes devem:

  1.  deixar o cliente prospectivo curioso;

  2.  atender com sucesso as dúvidas de venda;

  3.  persuadir o cliente a efetuar a compra rapidamente.

O momento das perguntas é onde, de fato, começa a venda.

A habilidade de perguntar de maneira precisa faz com que o profissional de vendas obtenha as informações necessárias para realizar uma boa negociação. O interesse genuíno pelas necessidades, desejos e motivações dos clientes possibilita a construção de uma rede de relacionamento sólida, na qual o sucesso não está apenas no ato de vender, mas, sim, no processo de satisfazer as pessoas.

Lembre-se também que é importante saber ouvir, entender as respostas que seu cliente lhe dá. Sem isso, é impossível conseguir bons resultados.

Sem dúvida, um bom profissional de vendas é aquele que sabe fazer perguntas. Mas como observou nesse artigo não me refiro a qualquer tipo de pergunta.

É assim que funciona em sua empresa? Perceba que o problema está em não treiná-los para conhecer seus clientes, não ensiná-los a fazer perguntas inteligentes, as perguntas certas.

Como realizar perguntas inteligentes? É preciso um método.

Para criar uma abordagem eficaz por telefone é necessário ter um método.

Conheça o método Telelucro

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