As técnicas de comunicação são muito importantes para vender mais. Na comunicação com o cliente o principal objetivo é garantir a venda, mas a transação deve trazer bons resultados para os dois lados.
Primeiro, você deve ser confiante para inspirar confiança do cliente. Procure adaptar seu estilo ao cliente. Sorria e use gestos leves, nunca agressivos. Pergunte e ouça em vez de apenas falar.
Veja também o artigo 5 Técnicas para Vender Mais
Veja agora como utilizar as técnicas de comunicação para vender mais.
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Técnicas | Como aplicar |
Empatia
Coloque-se no lugar do cliente para enxergar seu ponto de vista dos problemas em questão. |
Procure colher o máximo de informações durante a conversa, fazendo perguntas diretas.
Use perguntas que façam o cliente se sentir à vontade. Com a linguagem corporal, demonstre que está atento, fazendo sinais de aprovação com a cabeça.
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Pesquisa
Identifique fatos que se relacionam com a situação do cliente para compreender por que ele pensa daquela maneira. |
Faça perguntas gerais ao cliente a fim de adquirir o maior número possível de informações.
Procure sempre os fatos. Ouça as respostas com atenção: isso contribuirá para uma melhor compreensão sobre a outra pessoa. |
Síntese
Procure resolver quaisquer conflitos, orientando a discussão para os objetivos desejados. |
Faça afirmações que estimulem seu interlocutor a formular observações construtivas.
Mostre, com suas respostas, que você é o profissional que de fato o cliente precisava e que foi influenciado pelo teor da conversa. |
Programa Neurolinguistico (PNL)
Use essa técnica para manter a harmonia durante a conversação com o cliente. |
Enquanto estiver ouvindo o cliente, assimile os gestos e a linguagem dele. Procure comunicar-se de maneira semelhante.
Mire-se na imagem, no discurso, na postura e nos gestos do cliente. Adquira as características que foram positivas para você. |
Linguagem corporal
Use os gestos de maneira positiva, a fim de encorajar o cliente a assumir um compromisso e a adotar suas ideias. |
Adote uma postura transparente – braços relaxados, coluna reta, cabeça levemente inclinada.
Mantenha o contato do olhar e sorria sempre. Responda com gestos animadores caso o cliente apresente sinais de nervosismo ou negativismo. |
Respostas Claras
Demonstre que ouviu e entendeu seu cliente respondendo diretamente a observações e perguntas. |
Ouça atentamente as observações passíveis de dúvidas e procure resolvê-las o quanto antes.
Atenda prontamente as solicitações. Se não for possível fazê-lo no ato, explique o porquê e defina quando será possível atender ao cliente. |
Fonte: Como aprimorar suas vendas – PubliFolha
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