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Esse ano estou recebendo vários e-mails de profissionais dizendo: “professor, não congo vender”!, “não consigo vender o meu produto ou serviço”. Como superar isso? Nesse artigo apresentarei alguns caminhos que pode ajudá-lo a lidar com isso.

Primeiro, é preciso saber em que momento você está em relação ao seu produto ou serviço. De maneira bem direta, você é novo na empresa, no segmento ou setor? Se a resposta for sim, isso já responde o porquê você está com dificuldade em vender.

Um profissional novato tem um tempo de maturação para conseguir vender, em alguns casos isso leva até meses. O processo de vendas envolver muito fatores, alguns são: mercado, cliente, conhecimento do produto, sazonalidade, importação e exportação, tendências, concorrência, processos internos entre outros.

É claro que você que acabou de entrar na empresa quer mostrar serviço e não imaginava que seria tão difícil. Enfrentar tal fase com otimismo e motivação é o primeiro desafio. Minha sugestão é, se você não é ainda o primeiro nas vendas, seja o primeiro nas ações que vão resultar nas vendas, isso é, seja o que mais marca visita, mais liga, mais envia e-mail, mais envia proposta e o que é o primeiro a chegar o último a sair. Fazer isso vai te dar confiança e motivação nesse período.

Mas e se você  já é experiente, o que fazer caso não consiga mais vender como antes?

Faça uma sincera autoanálise para identificar os problemas, algumas perguntas a serem respondidas são:

  • A quanto tempo não faço um curso de vendas?
  • Tenho o mesmo empenho do início de minha profissão?
  • Tenho ouvido os clientes?
  • Participo ativamente das reuniões na associação de classe do meu setor?
  • Quantos livros de vendas li nos últimos meses?
  • Tenho saído com o meu gerente comercial para reuniões de negócios?
  • Tenho um relatório da quantidade de ligações, e-mails, orçamentos e visitas?
  • Tenho usado a tecnologia para aumentar minha produtividade?
  • Quais são as novas técnicas de vendas que utilizo?
  • Qual foi a última vez que participei de uma feira comercial?
  • Como anda o segmento em que atuo?
  • Se eu fosse um cliente continuaria comprando da minha empresa?
  • Se eu fosse diretor de uma empresa, eu me contrataria com o salário que recebo atualmente?

Responder esses questões sinceramente vai apontar alguns indícios do que você precisa modificar para conquistar o rumo das vendas, ou seja, voltar a vender.

Lembre-se do conselho de Albert Einstein: “insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e querer resultados diferentes”.

 

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