Nessa aula você verá: O que é TELEMARKETING?
Mas antes: Conheça o meu curso on-line de telemarketing e televendas.
TELEVENDAS & TELEMARKETING – 15 horas de conteúdo
Um curso completo com 10 módulos, 4 bônus, 8 modelos de scripts, 4 formatos de abordagem ao cliente, 8 técnicas matadoras de vendas e mais de 100 vídeos. Clique e veja o conteúdo desse curso on-line.
Telemarketing é toda e qualquer atividade desenvolvida através de sistemas de telemática e múltiplas mídias, objetivando ações padronizadas e contínuas de marketing”.
Em meus treinamento afirmo: todo o momento que você usa o telefone, não importa se é celular ou fixo, para fazer qualquer ligação comercial, você está fazendo telemarketing.
Minha definição para telemarketing é usar o telefone de maneira comercial.


O uso do telefone para fins comerciais data desde 1880, em Berlim, logo após o aparecimento do 1º telefone criado por Alexandre Graahm Bell quando um pasteleiro oferecia seus pastéis ao cadastro de clientes. Na década de 50, embora sem a denominação de telemarketing, era usada principalmente nos USA, onde diversas publicações destacavam números de telefones para obter respostas.
Aqui no Brasil, também em meados desta década, as Páginas Amarelas possuíam uma equipe de vendedoras capacitadas para vender anúncios de classificados através do telefone.
Ainda que usado para outras ações de marketing, foi em vendas que o uso do telefone se destacou. Nos anos de 70 a Ford Motor Company lançou a primeira grande campanha de marketing executada por telefone.
Mas a história da relação do Brasil com o telefone é muito antiga.
Em 25 de junho de 1876, nos Estados Unidos, d. Pedro II visitou a Exposição Universal da Filadélfia, que comemorava o centenário da independência do país. Entre inúmeros pavilhões (inclusive um do Brasil) e expositores, ele se dirigiu a um inventor que, até então, não vinha recebendo atenção do público: Alexander Graham Bell.


O imperador já mantinha contato com Bell e resolveu experimentar o invento que ele apresentava na mostra: o telefone. Segundo alguns historiadores afirmam, d. Pedro II teria ficado tão impressionado que teria exclamado: “Céus, isto fala!”. O interesse do imperador do Brasil despertou a curiosidade de outros participantes da exposição e contribuiu para o sucesso e a disseminação do invento.
Esse interesse de d. Pedro II fez com que o Brasil fosse o segundo país a ter telefone.
Os primeiros aparelhos ligavam o paço de São Cristóvão à Fazenda Imperial de Santa Cruz. Em 29 de novembro de 1877, foi inaugurada a primeira estação telefônica do país, no Rio de Janeiro. E, dois anos depois, foi publicado o Decreto nº 7.539, de 15 de novembro de 1879, que “Concede a Charles Paul Mac Kie permissão para construir e explorar linhas telephonicas nesta capital e seus suburbios e na cidade de Nictheroy”.


Telefone de fabricação inglesa. Ligava o Paço de São Cristóvão à Fazenda Imperial de Santa Cruz. Dim. 0,37m X 0,215m. Final do sec XIX. Acervo do setor de Museologia do Museu Imperial.
A mando do então imperador D. Pedro II foram implantadas as primeiras linhas telefônicas, interligando o palácio imperial às casas dos ministros.
As obras faziam parte dos serviços de montagem da Western and Brazilian Telegraph Company – que explorava os telégrafos – inaugurando efetivamente a telefonia no país.


Transcrição:
O telefone de ( ) não deu perfeito resultado, mas assim mesmo duas pessoas leram – uma quase nada – dois telegramas que mandei ao mesmo tempo – Verity one single. All the sciences conduct to varity – aplicando o ouvido a um dos tubos acústicos. Em todo o caso ficou demonstrado o belo princípio achado por Konig e que o professor Baker explicou assim como sua aplicação ao telefone, bem como sua praticabilidade. Depois examinei com Sir W. Tompson o aparelho elétrico automático e quadrupler, creio eu e finalmente a aplicação que Bell, o mesmo do Instituto dos Surdos-mudos de Boston, fez do princípio de Konig à transmissão dos sons pelo fio elétrico. Seu aparelho é mais simples que o outro porém não é como este aplicável à telegrafia. Não é parecer somente meu; mas que Sir W. Tompson achou exato.
Transcrição:
Quando Graham Bell achou o telefone em 1867 quem pensaria que em 1887 se telegrafasse de Paris a Marselha?
Fonte: http://www.museuimperial.gov.br/
Desde essa época o telefone e o telemarketing entrou em nossas vidas!
No Brasil, no final dos anos 80, as filiais de multinacionais, cartões de crédito, editoras e as operadoras de telefonia incentivaram seu uso, estas últimas com a finalidade de aumentar o tráfego de ligações.
A expansão das telecomunicações, com a privatização, o desenvolvimento da informática, o lançamento do “Código de Defesa do Consumidor” (que protegia os negócios feitos por telefone)e também as próprias mudanças em costumes culturais foram fatores básicos para seu crescimento na década de 90.
Não se esqueça: O que é telemarketing? Não é vendas por telefone.
Até esta época, o local onde se realizavam as operações de telemarketing eram conhecidas como “centrais de telemarketing”. A introdução da tecnologia da informática permitiu a mensuração de ligações e produtividade dos operadores, a unificação de cadastros além de agregar as diversas ações de marketing.
Surgia, no final do século XX, os Call Centers e no início dos anos 2000 foi a vez da Internet chegar aos Call Centers permitindo às empresas sua comunicação com os clientes por diversos canais – os Contact Centers – também conhecidos como Centrais de Relacionamento, com o objetivo de cativar e fidelizar clientes.
Fonte da imagem: http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0WzM/Primeiro_Telefone_Do_Brasil
É surpreendente o crescimento do telesserviços no Brasil. Somente nos últimos anos este setor alcançou 235% de crescimento, tornando-se um dos maiores empregadores do país.
Sua expansão, consequentemente, oferece ao mercado uma enorme oferta de novos empregos.
Telemarketing hoje
Esta ferramenta de marketing vem obtendo espantoso crescimento e ótimos resultados tanto em grandes como em pequenas empresas e em todos os setores da economia.
Vários fatores contribuíram para este crescimento:
O Código de Defesa do Consumidor dando credibilidade aos serviços oferecidos por telemarketing;
- as mudanças culturais do próprio mercado;
- a forma mais rápida e econômica de contatar clientes;
- o desenvolvimento da informática e das telecomunicações;
- aferição imediata de resultados.
Um serviço eficiente de Call Center reduz de maneira significativa a perda de clientes, aumentando sua fidelidade e o lucro das empresas, o que ocasionou o surgimento e enorme expansão dos SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor)
Você viu nessa aula:
- O que é telemarketing?
- Como surgiu o telefone;
- A relação do telefone com o Brasil;
- Potencial do telemarketing no Brasil;
Agora, você sabe o que é telemarketing? É bem provável que sim.
Como você deve ter visto no meu vídeo anterior, podemos vender tudo pelo telefone.
Mas sabia que há um método para ter sucesso nas ligações?
Para saber sobre isso, você precisa saber a diferença entre script e roteiro
Veja a diferença – clique aqui:
Próxima aula: https://institutoim.com.br/telemarketing/videos/primeirovideo/
Conheça:
TELEVENDAS & TELEMARKETING
15 horas de conteúdo
Um curso completo com 10 módulos, 4 bônus, 8 modelos de scripts, 4 formatos de abordagem ao cliente, 8 técnicas matadoras de vendas e mais de 100 vídeos.
Clique e veja o conteúdo desse curso on-line.
PRÓXIMA AULA
(11) 3756-2250