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Não sei se já aconteceu com você mas eu que já trabalhei no atendimento ao cliente e toda vez que me deparava com cliente nervoso que até mesmo xingava, confesso que depois dessa ligação o meu dia não era o mesmo.

 

O fato é que atender um cliente nervoso e que esteja xingando não é fácil, porém podemos aprender muito desse tipo de cliente para melhorar o nosso atendimento ao cliente.

No atendimento ao cliente é fundamental identificar o momento que o cliente está passando, que o levou a ficar nervoso ou até mesmo agressivo. É bom lembrar que ele está agindo dessa forma  não contra o atendente, a pessoa em si, mas contra a a empresa que o profissional representa.

Todo produto, na sua constituição, tanto produto como serviço, tem o objetivo de criar ou satisfazer um sonho do cliente. Então se o cliente está ligando para o atendimento ao cliente e ele está nervoso além do normal é porque alguma dessas promessas não foi cumprida. Além do mais pode ser que ele esteja passando por uma outra situação particular que não conhecemos e que simplesmente no momento em que ele foi utilizar o seu produto ou serviço e não foi bem sucedido, ele aproveita essa frustração para descarregar seus problemas pessoais em alguém. Mas lembre-se, você pode tirar muito proveito de clientes reclamões. Veja só como um cliente reclamão pode ajudar a melhorar o atendimento ao cliente de sua empresa.

 

Saiba mais sobre como ter um atendimento ao cliente de qualidade.

 

Por que amamos os clientes reclamões (e você também deveria)! Uma arma fantástica de atendimento ao cliente.1 - instituto-isaac-martins

😤 Primeiro um cliente reclamão nos ajuda a melhorar os processos, o nosso produto o nosso serviço e a manter uma qualidade adequada no atendimento ao cliente.

Quando você se depara com um cliente que reclama dá a ele o título de chato. No entanto, esse cliente fará com que você mantenha a sua atenção redobrada na hora de prestar o serviço, na hora de entregar o produto e principalmente fará com que você não fique acomodado. Esta é a primeira razão pra você amar um cliente reclamão. Ele te ajuda a não cair na zona de conforto, faz com que o seu atendimento ao cliente seja eficaz e que os processos da empresa tenham qualidade máxima.

😤 Segundo, um cliente reclamão, grosso ou até mesmo chato fará com que sua equipe esteja treinada para lidar com qualquer outro  tipo de cliente.

É muito comum no atendimento ao cliente que os profissionais só desejam atender clientes que acham ser bonzinhos, mas um cliente costumeiramente conhecido como chato é aquele cliente que vai exigir aquele algo a mais da equipe, fará com que os profissionais do atendimento ao cliente tenham muito mais atenção, que estejam cada vez mais qualificados e principalmente preparados. Lembro-me sobre um estudo onde foi separado dois grupos de pessoas. O grupo 1 teve um gerente que pegava muito no pé, enquanto o outro gerente era muito motivador. Depois desse estudo percebeu-se que aquele gerente que pegava muito no pé tirava, era muito exigente, até chamado de chato pela equipe, teve mais resultados do que o líder que era motivador.  Isso não quer dizer que a que a motivação não seja importante. Mas não adianta só motivar o seu time , é preciso preparar a equipe para lidar com o caos, com os problemas, com as adversidades e quando você tem um cliente reclamão esse cliente fará com que sua equipe esteja cada vez mais preparada. Esse tipo de cliente faz com que sua equipe esteja imune. Quando você pega uma gripe seu corpo cria anticorpos. O mesmo ocorre no atendimento ao cliente, quando você tem um cliente reclamão a sua equipe cria anticorpos, fica mais hábil ao atender qualquer tipo de clientes.

😤 Terceiro, ter um cliente reclamão é uma grande oportunidade para você realizar uma pesquisa e assim melhorar o atendimento ao cliente de sua empresa.

No atendimento ao cliente sempre que você atende clientes reclamões, é possível observar uma característica comum em todos eles: sinceridade e honestidade em suas palavras. É claro que às vezes esse tipo de cliente pode ser até um pouco agressivo, mas são pessoas honestas, são pessoas sinceras  e a medida que você consome consegue controlar a sua nuance piscologica você vai ser capaz de trabalhar de maneira mais eficaz. Veja a reclamação dele como uma oportunidade para melhorar o atendimento ao cliente de sua empresa. Em um artigo anterior, comentei sobre a necessidade de fazer um pós atendimento. É justamente isso que eu quero dizer nesse terceiro ponto. Um cliente reclamão, mais do que todos os outros tipos de clientes, merece ter uma pesquisa de pós atendimento isso fará com que sua empresa melhore a qualificação do atendimento ao cliente.

Agora que você leu os três principais pontos sabe porquê devemos amar aqueles clientes  que reclamam.  Treine sua equipe para atender de maneira adequada no seu atendimento ao cliente. Não importa o meio pelo qual esses clientes entram em contato com a sua  empresa seja por e-mail, WhatsApp, por telefone, pelo celular, pelo Skype, pelas mídias sociais, o segredo é ouvir atentamente esse cliente e ter uma visão mais positiva. Isso fará com que sua equipe seja muito eficaz. De fato, ouvir clientes reclamões e saber lidar com eles é uma arma fantástica no atendimento ao cliente.

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