Como contratar um vendedor? Esse profissional terá contato direto com seus clientes, será o representante de sua empresa, da sua marca. É a pessoa que representará seu produto ou serviço.
Tem dificuldades para contratar um bom profissional? Se você está procurando dinâmicas para contratar novos vendedores, segue as minhas sugestões:
DICAS PARA UMA SELEÇÃO DE VENDEDORES:
1) – Análise do currículo
Avalie o objetivo do candidato (evite selecionar candidatos que colocam mais do que um objetivo, por exemplo: secretaria, operador de telemarketing, administrativo, financeiro, vendedor e a disposição – isso indica que essa pessoa está sem foco)
Analise também o histórico profissional (veja onde essa pessoa trabalhou e quanto tempo ficou – isso ajudará na entrevista)
Fique atento nos detalhes, tais como a distância da residência, os cursos que o candidato cursou e as suas qualificações.
Com a análise do currículo você terá alguns pontos interessantes: porque ele deseja trabalhar nesse setor? O que já fez que indica que podemos contratá-lo? Em qual atividade ele desempenhou nesse ano? …..
2) – Entrevista por telefone
Faça uma pergunta inteligente sobre algo que você observou no currículo, com isso você poderá avaliá-lo em argumentação, objetividade, firmeza da voz, entusiasmo, dicção, verbalização, concatenação de ideias e espírito de vendas.
3) – Entrevista pessoalmente
Os mesmos princípios da entrevista por telefone, só que agora você deve observar os cincos sentidos do candidato. Atente-se a comunicação não verbal.
4) – Dinâmica
Há diversas dinâmicas existentes para verificar se o colaborador deve trabalhar em sua empresa, no entanto toda a dinâmica deve ter um objetivo e uma razão, vou sugerir aquelas que mais uso com sucesso:
Simulação de vendas: dê um produto para cada candidato que seja fácil e conhecido, tais como: coca-cola, computador, cesta básica, ingresso de cinema, flores, cosméticos, jornal, plano de saúde e etc… Peça para ele criar um script para vender esse produto para você. Com essa dinâmica você verá se ele tem espírito de vendas, boa disposição, organização de ideias e muito mais.
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Objeções: Pegue alguns produtos concorrentes com preços bem diferentes e peça para o candidato argumentar os por quês (comprar o seu produto e não do concorrente, preço, qualidade, produto conhecido). Faça um círculo na sala e faça um debate entre eles. Você notará os colaboradores que tem mais argumentação, superação de objeções e muito mais.
Debate em grupo: pegue um tema atual e polêmico, exemplo crise financeira, aborto, meio ambiente… e divida a turma em 2 e peça para um grupo ser a favor do tema e outro contra e peça para eles entrarem em acordo. Com essa dinâmica poderá observar quem é mais dinâmico, quem ouve melhor e quem mais argumenta.
5) – Treinamento
Após a dinâmica, o candidato deve passar por um treinamento que em geral dura uma semana, no entanto quanto mais tempo melhor. Seu treinamento deve ter:
Treinamento de produto:
Treinamento de processo:
Treinamento de telemarketing:
Treinamento de técnicas de vendas do seu produto.
Lembre-se que no item “d” é fundamental utilizar um curso reconhecido e de credibilidade, escolha o Instituto Isaac Martins (www.institutoim.com.br )
Pronto, agora é só começar a trabalhar e monitorar o trabalho o colaborador.
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