O que desmotiva um colaborador? Saber a resposta a essa pergunta é muito importante para atingir seus resultados.
Ninguém motiva ninguém, acredito que você já tenha ouvido essa frase. Isso se dá porque a motivação é intrínseca, algo muito individual. Fatores que me motivam, não motivam você e não motivam seus colaboradores.
Mas manter a equipe motivada é primordial para obter resultado. Esse é um dos maiores desafios na gestão de pessoas no comercial.
O grande diferencial do seu negócio são as pessoas.
Não adianta você criar uma grande estrutura, investir nos melhores equipamentos sem ter uma gestão dos seus talentos forte. E esse desafio é enorme.
Segundo a pesquisa da University of Michigan Business School (UMBS), e cujos resultados foram apresentados por Bill Curtis, apresentou as questões prioritárias enfrentadas pelos líderes empresariais, são:
- Atrair, manter e desenvolver pessoas e talentos;
- Manter um ambiente de alto desempenho;
- Pensar e planejar estrategicamente;
- Gerenciar o tempo e o estresse;
- Produzir produtos e serviços de alta qualidade;
- Permanecer à frente da concorrência;
- Aumentar a satisfação do cliente;
- Alinhar visão, estratégia e ação;
- Manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
- Melhorar processos internos.


Como se pode constatar quatro dos dez mais importantes problemas estão relacionados ao fator humano (atrair, manter e desenvolver pessoas e talentos; manter um ambiente de alto desempenho; gerenciar o tempo e o estresse e manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoas).
A revista Exame na edição de janeiro deste ano, trouxe 4 erros que são cometidos pelos empreendedores, e que contribuem para a desmotivação dos colaboradores. São eles:
- 
🔍O que desmotiva os colaboradores – Não estabelecer objetivos e metas
A sensação de estar trabalhando na construção de algo maior é fundamental no processo de comprometimento. Ao estabelecer objetivos e divulgá-los para os colaboradores, o empreendedor mostra um norte que servirá de bússola para as pessoas. Ao conhecer os objetivos da empresa, cada colaborador poderá contribuir de forma a cumprir suas metas individuais para chegar ao norte traçado.
Quando ele enxerga seu trabalho atrelado a um objetivo maior, a sensação será de conquista, e isso colabora com o senso de pertencimento, o que leva a um grau maior de comprometimento. Quando isso não acontece, os funcionários se sentem como peças descartáveis na engrenagem da organização, e o nível de empenho é praticamente nulo.
- 
🔍O que desmotiva os colaboradores – Não envolver os funcionários no planejamento
Como empreendedor é o fundador da empresa, que criou praticamente sozinho todos os processos de trabalho, é normal que resista a fazer mudanças nos procedimentos adotados. Entretanto, com o crescimento da empresa e com novas pessoas contratadas, as rotinas de trabalho precisam ser atualizadas.
Se o empreendedor tiver uma postura centralizadora, e não envolver os funcionários no planejamento das melhorias dos processos, estará cometendo um grave erro de gestão. O grau de comprometimento e de motivação das pessoas aumenta de forma significativa quando elas são ouvidas e participam do planejamento dos processos de trabalho.
- 
🔍O que desmotiva os colaboradores – Não treinar, não capacitar os colaboradores
A contratação de um novo funcionário normalmente acontece quando já não se consegue trabalhar com o quadro existente. Assim, quando o funcionário começa a trabalhar, não encontra tempo para passar por um processo de integração e treinamento.
Ele aprende os processos à medida que vai executando suas tarefas. Além disso, é possível que peça ajuda a seu gestor e aos colegas mais antigos. Esse é mais um erro grave na gestão de pessoas. A falta de capacitação gera fadiga e desestimula, o que acarreta um baixíssimo grau de comprometimento.


- 
🔍O que desmotiva os colaboradores – Não permitir que as pessoas inovem
São necessidades básicas do ser humano: ser ouvido, ser reconhecido e ter o direito de errar. Não permitir que as pessoas inovem contraria essas necessidades básicas, pois as pessoas deixam de expressar suas ideias, perdem a condição de ser reconhecidas por sua criatividade e deixam de aprender com os próprios erros.
As pessoas desejam contribuir e sentir-se valorizadas. Caso contrário, cairão na rotina, e o tédio se instalará no ambiente de trabalho. A sensação de inovar e crescer aprendendo com os próprios erros é um fator de motivação, e contribui para o aumento do grau de comprometimento.
Veja também o artigo 10 tendências sobre motivação no ambiente de trabalho
O que motiva as pessoas
Então para motivar, além de verificar o que desmotiva as pessoas precisamos obter os seguintes aspectos;
- Identificar as necessidades e anseios das pessoas;
- Buscar o trabalho que mais atrai a pessoa;
- Reconhecer o bom desempenho;
- Facilitar o desenvolvimento da pessoa;
- Adotar um sistema de recompensas ligado ao desempenho;
- Criar campanhas motivacionais;
Fonte: Revista Exame
A Bíblia do Televendas
Leia também:
 
                               
														





