A maioria das pessoas acredita que telemarketing é vendas por telefone.
E você? Esse artigo vai ajudar você e descobrir o que é telemarketing.
Esse artigo é baseado no meu livro A Bíblia do Televendas, conheça mais.
A maioria das pessoas imaginam que telemarketing é vendas por telefone porque cerca de 60% das vagas de trabalho anunciadas para esse setor é para vender pelo telefone.
No entanto, o setor de telemarketing é amplo e grandes empresas utilizam o telefone de outras maneiras.
O termo telemarketing foi criado por Nadji Tehrani em 1982, e para entender seu significado precisamos dividir essa palavra em duas partes: TELE e MARKETING;
“Tele”, significa distância (derivado do grego “teles”), e “marketing”, têm diversas definições, tais como: sistema de troca, processo por meio do qual grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam, entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício, entre outras.
Particularmente, gosto da definição de Theodore Levitt que define marketing como “conquistar e manter clientes“.
Então, o telemarketing significa conquistar e manter clientes à distância, utilizando o telefone. Segundo a ABT, Associação Brasileira de Telesserviços, TELEMARKETING “É toda e qualquer atividade desenvolvida através de sistemas de telemática e múltiplas mídias, objetivando ações padronizadas e contínuas de marketing”
Mas, a minha definição é bem mais simples: Telemarketing é utilizar o telefone para conversas comerciais. Ou seja, toda vez que usamos nosso telefone, seja ele fixo ou celular para qualquer assunto comercial estamos de alguma forma fazendo telemarketing.
O telemarketing é uma das grandes ferramentas de marketing direto, com isso sua raiz é:
Marketing => Marketing Direto => Telemarketing
Em meu livro Máquina de Vendas por Telefone na Era Digital, apresento de maneira simples seu significado, veja abaixo a página 19 que explica em detalhes isso:
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Há dois tipos de telemarketing: receptivo e o ativo
O receptivo é quando o cliente liga para empresa. E o cliente pode ligar para reclamar, obter informações, cancelar um produto ou serviço ou comprar.
No receptivo o objetivo é atender o maior número de ligações possíveis, resolver problemas, diagnosticar falhas, vender, fazer uma boa imagem da empresa e fidelizar os clientes.
O telemarketing receptivo é um serviço onde o contato é realizado no sentido cliente-empresa, e caracteriza-se por:
- Gerar cadastro dos clientes;
- Requer script para abordagem;
- Cliente comanda a ligação (motivo da ligação);
- Picos de demandas sazonais;
- No caso de vendas, depende das mídias;
- Menos questionamentos dos clientes durante o contato;
- Equipamentos e estrutura devem estar adequados à demanda;
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O ativo é quando a empresa liga para o cliente, ou seja, a empresa toma a iniciativa de telefonar para o público-alvo, seja para vender, cobrar, realizar uma pesquisa ou agendar uma visita e para isso é necessário um banco de dados com informações completas dos clientes. No caso do ativo o objetivo é conquistar, manter, acompanhar e vender.
O telemarketing ativo é um serviço onde o contato é realizado no sentido empresa-cliente, e caracteriza-se por:
- Requer cadastro para ligações;
- Requer script;
- Operador comanda a ligação;
- Maior conhecimento do produto pelo operador;
- Maior raciocínio rápido do operador;
- Maior número de objeções;
- Aproveita as mídias;
- Exige maior conhecimento de técnicas pelo operador;
- Mais questionamentos dos prospects durante o contato;
Por isso, não é apropriado classificar telemarketing como vender por telefone. Vender por telefone é Televendas. Esse setor é uma área muito mais abrangente.
ATIVO (A EMPRESA LIGA PARA O CLIENTE)

- Pesquisas
- Ações de pós-vendas
- Retorno das ligações
- Processamento de pedidos
- Atendimento ao consumidor
- Promoções
- Cobrança
- Vendas
- Respostas para reclamações
- Informações diversas
- Pré-agendamento de compromissos
- Atualização de banco de dados
Receptivo (O cliente liga para a empresa)
- Processamento de pedido
- Delivery
- Solicitação de informações diversas
- Reclamações
- Acompanhamentos de entrega
- Help Desk
- Serviços especiais
- Pós-venda
- Sugestões
- Agendamentos
- Retenção de clientes
Um detalhe importante, você já deve ter ouvido o termo telemarketing passivo. Uma pessoa passiva é aquela que não é pró-ativa na ligação, faz o simples papel de anotar ou transferir o contato. Um profissional de telemarketing receptivo não só ouve o que o cliente tem a dizer, mas soluciona o problema e é claro em determinadas situações também vende. Acredito que ao ler isso você se lembrou da última vez que ligou em um call center e encontrou um operador passivo.
De fato, existe muito, por isso a leitura do livro A Bíblia do Televendas de minha autoria o ajudará a evitar que sua equipe seja como esse profissional.
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