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A maioria das pessoas acredita que telemarketing é vendas por telefone.

E você? Esse artigo vai ajudar você e descobrir o que é telemarketing.

Esse artigo é baseado no meu livro A Bíblia do Televendas, conheça mais.  

A maioria das pessoas imaginam que telemarketing é vendas por telefone porque cerca de 60% das vagas de trabalho anunciadas para esse setor é para vender pelo telefone.

No entanto, o setor de telemarketing é amplo e grandes empresas utilizam o telefone de outras maneiras.

O termo telemarketing foi criado por Nadji Tehrani em 1982, e para entender seu significado precisamos dividir essa palavra em duas partes: TELE e MARKETING;

Tele”, significa distância (derivado do grego “teles”), e “marketing”, têm diversas definições, tais como: sistema de troca, processo por meio do qual grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam, entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício, entre outras.

Particularmente, gosto da definição de Theodore Levitt que define marketing como “conquistar e manter clientes“.

Então, o telemarketing significa conquistar e manter clientes à distância, utilizando o telefone. Segundo a ABT, Associação Brasileira de Telesserviços,  TELEMARKETING “É toda e qualquer atividade desenvolvida através de sistemas de telemática e múltiplas mídias, objetivando ações padronizadas e contínuas de marketing”

telemarketing você sabe o que é-instituto-isaac-martins-prof-isaac-martins

 

Mas, a minha definição é bem mais simples: Telemarketing é utilizar o telefone para conversas comerciais. Ou seja, toda vez que usamos nosso telefone, seja ele fixo ou celular para qualquer assunto comercial estamos de alguma forma fazendo telemarketing.

 

O telemarketing é uma das grandes ferramentas de marketing direto, com isso sua raiz é:

Marketing => Marketing Direto => Telemarketing

Em meu livro Máquina de Vendas por Telefone na Era Digital, apresento de maneira simples seu significado, veja abaixo a página 19 que explica em detalhes isso:

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Há dois tipos de telemarketing: receptivo e o ativo

O receptivo é quando o cliente liga para empresa. E o cliente pode ligar para reclamar, obter informações, cancelar um produto ou serviço ou comprar.

No receptivo o objetivo é atender o maior número de ligações possíveis, resolver problemas, diagnosticar falhas, vender, fazer uma boa imagem da empresa e fidelizar os clientes.

O telemarketing receptivo é um serviço onde o contato é realizado no sentido cliente-empresa, e caracteriza-se por:

  • Gerar cadastro dos clientes;
  • Requer script para abordagem;
  • Cliente comanda a ligação (motivo da ligação);
  • Picos de demandas sazonais;
  • No caso de vendas, depende das mídias;
  • Menos questionamentos dos clientes durante o contato;
  • Equipamentos e estrutura devem estar adequados à demanda;

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O ativo é quando a empresa liga para o cliente, ou seja, a empresa toma a iniciativa de telefonar para o público-alvo, seja para vender, cobrar, realizar uma pesquisa ou agendar uma visita e para isso é necessário um banco de dados com informações completas dos clientes. No caso do ativo o objetivo é conquistar, manter, acompanhar e vender.

 

O telemarketing ativo é um serviço onde o contato é realizado no sentido empresa-cliente, e caracteriza-se por:

  • Requer cadastro para ligações;
  • Requer script;
  • Operador comanda a ligação;
  • Maior conhecimento do produto pelo operador;
  • Maior raciocínio rápido do operador;
  • Maior número de objeções;
  • Aproveita as mídias;
  • Exige maior conhecimento de técnicas pelo operador;
  • Mais questionamentos dos prospects durante o contato;

Por isso, não é apropriado classificar telemarketing como vender por telefone. Vender por telefone é Televendas. Esse setor é uma área muito mais abrangente.

 

ATIVO (A EMPRESA LIGA PARA O CLIENTE)

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  • Pesquisas
  • Ações de pós-vendas
  • Retorno das ligações
  • Processamento de pedidos
  • Atendimento ao consumidor
  • Promoções
  • Cobrança
  • Vendas
  • Respostas para reclamações
  • Informações diversas
  • Pré-agendamento de compromissos
  • Atualização de banco de dados

Receptivo (O cliente liga para a empresa)

  • Processamento de pedido
  • Delivery
  • Solicitação de informações diversas
  • Reclamações
  • Acompanhamentos de entrega
  • Help Desk
  • Serviços especiais
  • Pós-venda
  • Sugestões
  • Agendamentos
  • Retenção de clientes

Um detalhe importante, você já deve ter ouvido o termo telemarketing passivo. Uma pessoa passiva é aquela que não é pró-ativa na ligação, faz o simples papel de anotar ou transferir o contato. Um profissional de telemarketing receptivo não só ouve o que o cliente tem a dizer, mas soluciona o problema e é claro em determinadas situações também vende. Acredito que ao ler isso você se lembrou da última vez que ligou em um call center e encontrou um operador passivo.

De fato, existe muito, por isso a leitura do livro A Bíblia do Televendas de minha autoria o ajudará a evitar que sua equipe seja como esse profissional.

Leia também:

Qual é a diferença entre telemarketing, televendas e vendas internas?

Perfil do profissional de telemarketing

Evite esses 10 erros no telemarketing e tenha sucesso

 

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