WeCreativez WhatsApp Support
Fale comigo gestor!
Está com dúvidas? Estou aqui para ajudá-lo

Vender mais na Black Friday em 2020 é possível. A projeção da GFK é que nesse ano a Black Friday ultrapasse o faturamento de R$ 13 bilhões, o que ajudará as empresas no incremento de vendas.

“Em um ano em que as dificuldades na área de vendas foram imensas, ter um plus nas vendas vai ajudar as empresas a diminuir o estoque e as perdas” afirma o professor e mestre Isaac Martins, autor dos livros A Bíblia do Televendas e Máquina de Vendas por Telefone na Era Digital.

Considerado um dos maiores especialistas em vendas por telefone, o Prof. Isaac Martins explica que para vender mais na Black Friday as empresas precisam se adaptar ao perfil dos compradores e principalmente ao novo cenário do mercado de consumo. “É preciso ter muito cuidado porque os clientes estão cada vez mais seletivos nas ofertas, eles pesquisam, questionam e compram de promoções que são realmente válidas”.

Segundo Isaac Martins, aumentar os preços semanas antes para ludibriar os consumidores é um erro mortal, capaz de manchar a reputação da empresa. Além disso, os Procons de todo o país têm se preocupado com essas “ofertas pegadinhas”. No ano passado a instituição aplicou dezenas de multas em empresas que maquiaram seus preços para enganar os clientes. 

Medo de fraudes alavanca o uso do telefone na Black Friday

Com o avanço dos cibercrimes, os consumidores estão mudando sua estratégia de compra, eles entram na internet, levantam todas informações sobre o produto ou a empresa, assistem vídeos e fazem a comparação entre os concorrentes.

Porém, em muitos casos, eles preferem ligar para o departamento de televendas para confirmar se a empresa ou a oferta é verdadeira. Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC apontou que 65% dos brasileiros fazem compras on-line ao menos uma vez por mês e o alerta vem da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico o que estima que e-commerce brasileiro obteve 1 tentativa de golpe a cada 6 segundos e isso tem assustado os clientes.

É neste momento que as empresas podem criar um televendas para receber estas ligações. “Isso é uma tendência, o departamento de televendas será cada vez mais será digital, responsável por todo o contato do cliente com a marca, seja ela por e-mail, Chat ou WhatsApp, estamos iniciando a era televendas 5.0”, afirma Isaac Martins.

Em seu novo livro, o autor apresenta 7 maneiras para criar uma máquina de vendas por telefone na era digital, que destaca que o setor de televendas no Brasil ficou maduro, capaz de ser um centro de vendas, não importa de qual canal o cliente esteja optando. “O que tenho observado é que independentemente do segmento e a maneira que a empresa utiliza o telefone, há um método, que juntando com a força da era digital, vai revolucionar qualquer tipo de negócio”, explica Isaac Martins. 

Usar o telefone e a internet é o melhor caminho para aumentar as vendas

Visto que há uma parte dos clientes que preferem ligar para ter certeza de que a oferta é válida, não basta ter apenas um telefone e uma pessoa para atender, há muito mais envolvido. “As empresas precisam se preparar para vender na era digital. Não adianta divulgar o telefone em todas as mídias se não houver linhas suficientes para receber as chamadas e profissionais preparados”, alerta o professor. “O colaborador do televendas ou vendas internas precisa estar motivado, bem treinado e principalmente atualizado com os novos gatilhos mentais” conclui. Martins ressalta que além de planejar para receber ligações, e-mails e contatos pelo WhatsApp a empresa precisa de gestão para orientar, criar estratégias e principalmente monitorar o desempenho e resultado. 

Preparar uma caixa de ferramentas para vender mais na Black Friday

Qualquer profissional possui uma caixa de ferramentas para executar bem sua tarefa.  Pense em um pintor, ele possui diversas ferramentas que ajudam a concluir a pintura de maneira eficaz. O mesmo deve ocorrer com a sua equipe de vendas.

Parece simples, mas ter vídeos das ofertas, posts tematizados, decoração e até mesmo scripts especiais para esse período, fazem diferença. “Mesmo no local do televendas, onde dificilmente um cliente vá visitar, é fundamental a empresa decorar o ambiente com o tema da Black Friday”, explica Martins. Entre outras ações, inclua também premiações para a equipe de vendas decorrentes da Black Friday, um café da manhã no dia para animar os colaboradores e atue forte nas redes sociais.

Divulgar é fundamental para vender mais

É necessário um planejamento de mídia para investir pesado na divulgação. Também é preciso pensar nas ações on-line, como nas buscas e impulsionamento das redes sociais, mas também nas ações off-line como faixas, panfletos entre outras. “Há formas de divulgação que custam muito pouco, como por exemplo, postar no status do WhatsApp, ligar para a sua base de dados de clientes, enviar SMS e e-mails”, lembra o Prof. Isaac Martins.

Chegou o momento de vender mais por telefone e pela internet na Black Friday

É preciso iniciar a semana da Black Friday a todo vapor. “Não perca a oportunidade de vender para quem quer comprar”, conclui o professor Isaac Martins que é fundador do Instituto Isaac Martins.

Leia também:

Para quem você vende?

O que você vende pós pandemia?

Comentários

Inicie agora a sua melhor versão!

Vendas

O que é uma estratégia omnichannel?

Implementar uma estratégia omnichannel eficaz no atendimento ao cliente é essencial para empresas que desejam oferecer uma experiência integrada e satisfatória. O omnichannel busca integrar

Saiba mais...

Promoção especial do Inverno

Fala comigo gestor!  Você decide: ATINGIR SUAS METAS ou Ficar sofrendo  Bora esquentar esse frio!  Não sei da sua região, mas aqui em São Paulo  estamos com

Saiba mais...

Central de atendimento:

Siga o Instituto Isaac Martins nas Redes Sociais:

©2020 Instituto Isaac Martins Ltda.
CNPJ: 08.241.063/0001-41
Desde 1996.