Toda empresa que possui um telefone precisa de uma equipe para atender e vender aos clientes. Por isso, o telemarketing é uma área estratégica.
No Brasil, no final dos anos 80, as filiais de multinacionais, cartões de crédito, editoras e as operadoras de telefonia incentivaram seu uso, estas últimas com a finalidade de aumentar o tráfego de ligações.
A expansão das telecomunicações, com a privatização, o desenvolvimento da informática, o lançamento do “Código de Defesa do Consumidor” (que protegia os negócios feitos por telefone) e também as próprias mudanças em costumes culturais foram fatores básicos para seu crescimento na década de 90.
Até esta época, o local onde se realizavam as operações de telemarketing era conhecido como “centrais de telemarketing ou birôs (bureau) de telemarketing”. A introdução da tecnologia da informática permitiu a mensuração de ligações e produtividade dos operadores, a unificação de cadastros além de agregar as diversas ações de marketing.
Surgia, no final do século XX, os Call Centers e no início dos anos 2000 foi a vez da internet chegar aos call centers permitindo às empresas ampliar sua comunicação com os clientes por diversos canais, entra em cena os contact centers, também conhecidos como centrais de relacionamento, com o objetivo de cativar e fidelizar clientes.
É surpreendente o crescimento do teles serviços no Brasil. Somente nos últimos anos este setor alcançou 235% de crescimento, tornando-se um dos maiores empregadores do país. Já conhece meu livro A Bíblia do Televendas? É um guia completo para que você tenha sucesso com o telefone.
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Telemarketing atualmente no Brasil
Hoje as empresas brasileiras possuem em seus call centers / contact centers tecnologia de ponta e mão-de-obra capacitada, o que permite oferecer às empresas os mais diversos serviços qualificados. E sua empresa com um investimento relativamente baixo consegue ter equipamentos e sistemas muito bons.
Esta ferramenta de marketing vem obtendo espantoso crescimento e ótimos resultados tanto em grandes como em pequenas empresas e em todos os setores da economia.
Vários fatores contribuíram para este crescimento. Alguns foram:
- Código de Defesa do Consumidor dando credibilidade aos serviços oferecidos por telemarketing;
- Mudanças culturais do próprio mercado;
- Forma mais rápida e econômica de contatar clientes;
- Desenvolvimento da informática e das telecomunicações;
- Segurança de comprar por telefone;
- Compras pela internet também turbinaram as vendas por telefone;
- Aferição imediata de resultados;
- Ações rápidas comerciais.
Um serviço eficiente de call center reduz de maneira significativa a perda de clientes, aumentando sua fidelidade e o lucro das empresas, o que ocasionou o surgimento e enorme expansão dos SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
O fato é que utilizar o telefone para fazer negócios é muito comum na nossa vida.
Só para ilustrar: você já se perguntou quantas vezes, no mês passado, foi a uma pizzaria? O número de pessoas que consomem pizzas no sistema delivery aumenta vertiginosamente, e a frequência à pizzaria diminui. O mesmo está ocorrendo em outros segmentos.
Mudamos nossos hábitos e compramos remédios, água, gás, viagem, comida, roupas entre outras coisas, por telefone.
E com o avanço da internet no Brasil o número de compras por telefone vai aumentar demais nos próximos anos. Por lei, os sites que possuem opções de compras pela internet são obrigados as divulgar seus telefones. Alguns clientes pelo medo dos crimes virtuais optam por usar o telefone em suas compras.
Trabalhei em uma grande empresa de e-commerce que possuía 16 televendedores para fazer as vendas de clientes que tinham receio de comprar pela internet.
Mais uma vez o telefone mostra-se mais atual do que nunca.
Sua empresa inda não usa o telefone como uma arma comercial?
Lembre-se de algumas das muitas vantagens do telemarketing para o seu negócio:
✔Interação com o mercado;
✔Planejamento operacional e a oportunidade do replanejamento, pois a qualquer momento uma estratégia poder ser modificada, já que as informações de seu sucesso chegam rapidamente;
✔Maximização de resultados;
✔Maior facilidade para o controle operacional;
✔Mais direcionamento nas atividades e estratégias de ação (foco);
✔Maior raio de atuação;
✔Comodidade;
✔Redução de custos, é mais barato vender pelo telemarketing, pois os custos de comissões, estrutura e logística são muito menores do que em uma loja;
✔Mais velocidade na operacionalização das ações comerciais.
E para que você tenha sucesso com o uso do telefone, pode contar comigo através de meu serviço de consultoria ou meu curso de como montar um telemarketing. Consulte!
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