WeCreativez WhatsApp Support
Fale comigo gestor!
Está com dúvidas? Estou aqui para ajudá-lo

É possível se manter motivado em um ano de crise? 2016 ainda está sendo um ano difícil para a economia. Em períodos assim, a pressão no trabalho aumenta, as perspectivas de crescimento profissional ficam distantes e um clima ruim baixa nas empresas.

Diante de um cenário assim, você tem duas opções: deixar o pessimismo tomar conta ou reagir.

A revista Exame, em sua edição de fevereiro de 2015, trouxe uma reportagem para quem escolheu o segundo caminho.

Abaixo está um trecho dessa reportagem, que sem dúvida é muito apropriada ainda para esse ano.

☺São 8 dicas para se manter motivado em um ano de crise.

 

Para se manter motivado em um ano de crise – Explore o talento

O profissional precisa refletir sobre seus pontos fortes e sobre como pode contribuir para ajudar a empresa a passar por um período delicado.

 

Você será lembrado por aquilo que fizer bem. “Em momentos de crise, pessoas escondidas nos bastidores têm a chance de mostrar que são úteis”, diz Adriana, da Dasein.

 

É hora de criar coragem e mostrar sua capacidade. Só tome cuidado para não agir como um salvador da pátria e propor algo que você não conseguirá fazer.

O que tenho feito em minhas consultorias é implantar o FIB, felicidade interna bruta. Para que as pessoas amem o seu trabalho e possam explorar todo o seu potencial.

Veja também o artigo 5 Dicas para motivar sua equipe sem gastar nada.

8 dicas para se manter motivado em um ano de crise-instituto-isaac-martins-prof-isaac-martins

Para se manter motivado em um ano de crise – Busque a sabedoria

Não será a primeira vez que o Brasil passará por um período difícil. Muito pelo contrário. Cole nos profissionais experientes e aprenda com eles as estratégias, os argumentos e os truques que funcionam em fases de baixo crescimento.

 

Aliás, num mundo que está saindo de uma crise internacional, há casos de superação em toda parte. Vale pesquisar histórias de quem superou alguma crise. Converse e aprenda.

 

Se o dia a dia está pesado e os problemas não param de surgir, mantenha a motivação pensando no futuro. A crise vai passar uma hora. Pense nas boas coisas que poderão ocorrer, seja no trabalho ­atual, seja na vida pessoal, seja numa eventual mudança de rumo que está começando a ser planejada.

 

Tudo isso sem perder o foco no presente, claro, pois o trabalho precisa ser entregue. “Uma hora a crise passa, e ter algo importante em vista é uma ótima maneira de deixar de lado as agruras do dia a dia”, diz Irene Azevedo, diretora de negócios da LHH|DBM, de São Paulo.

Por isso, investir em você é fundamental. Aqui no Instituto Isaac Martins possuímos um gama enorme de cursos, desde das masterclass (exclusiva para você) até o cursos fechados (Realizados  na sua empresa). Acesse a aba curso .

Para se manter motivado em um ano de crise – Resista ao baixo-astral

Sim, haverá momentos de desânimo em várias ocasiões neste ano. Mas evite que os pensamentos negativos fiquem o tempo todo em sua cabeça. “Não é para exagerar no otimismo e se tornar uma pessoa alienada”, diz Pamela Magalhães, psicóloga de São Paulo.

 

Só que não adianta mergulhar nas possibilidades negativas desconsiderando seu trabalho e seu potencial. “Encontre o gatilho que desencadeia o pessimismo e busque apoio, interno e externo, para lidar com a situação”, diz Camila, da Rede Indigo.

Ler livros também ajuda e evitar esses momentos, tenho duas sugestões, a coleção  SuperMotivado e o livro 100 Atitudes de um guerreiro, saiba mais no link www.institutoim.com.br/loja

Para se manter motivado em um ano de crise – Jogue com lealdade

Em tempos de apreensão e insegurança, é natural que a competitividade aumente — todo mundo quer mostrar que é indispensável. Mas uma rivalidade excessiva com os colegas piora o clima, que já está ruim.

 

Seja realista, faça um bom trabalho, mas cuide para não deixar o medo de perder o emprego transformá-lo em uma pessoa ruim. “Faça uma gestão pela esperança, não pelo medo, e não espere que seu chefe seja o fio condutor disso, pratique no dia a dia”, afirma Adriana, da Daisen.

 

As empresas têm valorizado pes­soas que, independentemente do cargo que ocupam ou do crachá, conseguem unir as equipes e proporcionar um clima agradável — principalmente em épocas difíceis de crise.

Veja também o artigo 10 tendências sobre motivação no ambiente de trabalho

 

8 dicas para se manter motivado em um ano de crise-instituto-isaac-martins-prof-isaac-martins 1jpg

Para se manter motivado em um ano de crise – Evite comentários negativos

O cenário é difícil, mas ficar o tempo todo dizendo que vai dar tudo errado, além de ser chato, contamina o ambiente e amplifica o pessimismo, que só vai prejudicar ainda mais a produtividade. “Diante de um problema, as pessoas só pensam no sofrimento, e nada é criado”, diz a psicóloga Pamela.

 

Viva um dia de cada vez e pense no que pode ser feito para que as coisas melhorem — não o contrário. Bom senso é fundamental quando se trabalha em equipe.

 

Para se manter motivado em um ano de crise – Cuide da saúde

O momento atual exige esforço e dedicação, mas sem deixar a vida pessoal de lado. Por mais estressantes que os dias de trabalho estejam, não descuide de sua saúde e de sua vida afetiva.

 

A falta de sono, o estresse e o sedentarismo diminuem a produtividade e aumentam a incidência de doenças. E não dá para ficar com a disposição em baixa quando a empresa mais precisa que você trabalhe no auge de sua capacidade.

 

Para se manter motivado em um ano de crise – Seja mais produtivo 

Períodos de instabilidade exigem produtividade alta. É hora, então, de analisar os problemas que prejudicam sua eficiência e fazer ajustes para solucioná-los.

 

Quem se destaca são os que mostram capacidade de fazer mais. Entregar bons resultados é a melhor estratégia para ter visibilidade — e fugir da demissão. Tente se planejar e fazer uma gestão de risco sobre suas entregas. “Não deixe o mais difícil para o final.”

 

Para se manter motivado em um ano de crise – Improvise

Em períodos de instabilidade, o trabalho e as demandas mudam muito. Por isso, é preciso ser flexível no modo de agir e acreditar que o que ficou para trás ficou. “Vale a lei de que não são os mais inteligentes que sobrevivem, mas os que se adaptam melhor”, diz Irene, da LHH|DBM, do Rio de Janeiro.

 

Quer saber saber mais sobre como motivar sua equipe? Entre em contato comigo através do WhatsApp (11) 994043.2990

 

 

 

 

Fonte: revista Exame – edição fevereiro de 2015.

Leia também:

Convenção de Vendas – uma maneira eficaz de valorizar os colaboradores

 

Motivação para vender mais

 

Causas do estresse no trabalho e como lidar com elas

Comentários

Inicie agora a sua melhor versão!

Promoção especial do Inverno

Fala comigo gestor!  Você decide: ATINGIR SUAS METAS ou Ficar sofrendo  Bora esquentar esse frio!  Não sei da sua região, mas aqui em São Paulo  estamos com

Saiba mais...

Central de atendimento:

Siga o Instituto Isaac Martins nas Redes Sociais:

©2020 Instituto Isaac Martins Ltda.
CNPJ: 08.241.063/0001-41
Desde 1996.