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Você já fez seu plano de vendas para 2021? Chegamos na reta final desse ano atípico, 2020 ficará marcado na história da humanidade e na vida dos negócios.

Agora é momento de renovar e buscar energias, pois a vida de um empreendedor é repleta de mudanças, e fazer de 2021 um ano totalmente diferente.

E o que vai ajudá-lo nisso é criar o plano de vendas para o próximo ano.

Apesar de um cenário repleto de imprevistos, não podemos gerenciar o nosso negócio com a técnica do V.Q.V. o Vamos que Vamos. Além de ter muita força de vontade e determinação é preciso fazer um planejamento estratégico.

Realizei uma pesquisa com a minha base de dados de gestores e, dos 100 gestores de vendas, fiquei assustado ao saber que 80% dos pesquisados não tinham feito o planejamento para 2021.

E você, qual é a sua resposta? Por que é fundamental ter o planejamento de 2021?

O planejamento auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.

Portanto, mesmo que o mercado esteja em constante transformação, isso não invalida a necessidade de ter um plano que direcione os esforços organizacionais.

Mas como posso montar um plano de vendas de maneira simples e eficaz?

Nesse artigo vou apresentar como montar o seu plano de vendas de forma objetiva e simples.

A 1ª coisa a fazer é definir o seu objetivo de vendas para 2021. Para auxiliar na definição dos números, leve em consideração os dados dos anos de 2018 e 2019, compare com 2020 (esse ano maluco por conta da pandemia) e faça o exercício de futurologia. Definir qual é o número onde pretende chegar é fundamental para criar as estratégias de mercado.

2º Faça um diagnóstico do mercado. O próximo passo será identificar como sua empresa poderá ser impactada pelas ameaças e oportunidades do ambiente externo, não apenas no presente, mas também no futuro. Ou seja, realize um diagnóstico externo! Uma sugestão é consultar sobre o mercado em todos os meios que estão envolvidos no seu negócio. Por exemplo, perguntar para os fabricantes, fornecedores, associações e até mesmo em outros comércios da sua região sobre qual tem sido a previsão de vendas para 2021.

Veja também o artigo Como gerenciar uma equipe home office

3º Descubra seus pontos fortes e fracos. Identifique quais são os fatores críticos de sucesso de seus concorrentes para que seja possível fazer uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos em relação a essa concorrência. Dessa forma, você terá realizado o diagnóstico externo de sua empresa! Aproveite também para avaliar a sua estrutura comercial para 2021. Seus vendedores estão atualizados, utilizando todas as ferramentas digitais, realizando ligações ativas, enviando e-mails entre outros? Quanto mais crítico for melhor será para criar seu plano de ação.

4º Construa um plano de ação. Após ter estabelecido as metas, identificado as oportunidades e ameaças do negócio, chegou o momento de desenvolver a estratégia comercial. Nessa etapa do planejamento eu envolvo o time de gestores, onde vamos criar as formas para conquistar os números. Aliás, o lema é “missão dada é missão cumprida”. E em vendas, não importa o número, chutou a bola, nós corremos atrás, por isso, tenha um plano de ação onde inclua o desenvolvimento do time, ações de marketing, incentivos motivacionais, gestão de oportunidades entre outras são ações fundamentais.

5º Monitore cada passo. Não esqueça que dados mudam opiniões. Com esse conceito em mente, você precisa implantar o matemarketing para acompanhar a execução das etapas e avaliar os resultados, realizando os ajustes necessários nas estratégias. Em minhas consultorias eu faço uso de um dashboard onde implanto um BI extremamente eficaz.

Com essas informações você já é capaz de montar o planejamento do comercial para 2021. Agora o ideal é fazer o mesmo de toda a empresa.

Uma dica extra que faço anualmente é ter conselheiros que criticam e validam o que fiz. Ter uma consultoria fará com que o seu negócio tenha estratégia e perenidade.

Aliás, os resultados que você não tem é fruto do que você não sabe, então, não sofra sozinho, tenha sempre alguém ao seu lado para acelerar seus resultados.

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